Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Coronel Castro discutirá com Frente Parlamentar normatização do ensino da PM

publicado em 17 de Maio / 2011 às 21:40 | Política

O comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, discutirá com deputados, dia 01/06, proposta de normatização do sistema de ensino da PM baiana que institui, entre outros pontos, regras de política de ingresso e ascensão na carreira profissional dos policiais. O encontro foi anunciado pelo deputado estadual Bira Corôa (PT), nesta terça-feira (17), durante o lançamento da Frente Parlamentar que agrega parlamentares entorno da proposta. 

Segundo o deputado, a proposta – gestada em 2003 pela própria Polícia em parceria com a Uneb – poderia colocar a Bahia na vanguarda de uma política de Segurança Pública no País. A Frente Parlamentar foi lançada em sessão da Comissão de Igualdade, que é presidida por Bira, e já conta com o apoio de vários deputados, como Bruno Reis (PRP), Carlos Geilson (PTN), Sidelvan Nóbrega (PRB), Fátima Nunes (PT), Sargento Isidório (PSB) e Capitão Tadeu (PSB). 

“Existem militares formados, com graduação, especialização, mestrado e doutorado no Brasil e exterior. O projeto tem como finalidades básicas: a criação de um instrumento de seleção de candidatos para PM; a implantação de uma política de ascensão profissional na carreira militar baseada na formação ou titulação acadêmica; e a estruturação das modalidades e níveis de cursos profissionais”, explicou Bira Corôa. 

O ensino militar na Bahia não está regulado como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com a proposta, haveria cursos numa sequência de graduação, contemplando de soldado a coronéis, a partir de licenciatura a doutorado em Segurança Pública e Defesa Social. O subcomandante geral da PM, Cel. Carlos Eleutério, saudou a criação da Frente Parlamentar como um instrumento capaz de agregar, com diversidade de pensamento, pessoas pela mesma causa. “A gente tem certeza que a proposta se concretizará”, afirmou, destacando a participação dos cadetes e estudantes das instituições de ensino militar no evento.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.