Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Bomfim assina convênio com Estado para beneficiar catadores de resíduos sólidos

publicado em 17 de Maio / 2011 às 20:30 | Política

O município de Senhor do Bomfim, na região do Piemonte da Diamantina, assinou convênio com o Governo do Estado, visando a inclusão social e dignificação das condições de trabalho dos catadores de resíduos sólidos, que atuam na rua e no lixão da cidade. O acordo foi firmado, na manhã desta terça-feira (dia 17), pelo secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, pelo superintendente estadual de Economia Solidária, Helbeth Oliva, e pelo prefeito Paulo Batista Machado.
 

“Esta é uma ação conjugada de geração de emprego e renda, que vai propiciar o fomento e a criação de estruturação para uma cooperativa de classe e a implantação da coleta seletiva de lixo na cidade. Neste convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Senhor do Bomfim, serão aplicados recursos superiores a R$ 124 mil reais, beneficiando um total de 110 catadores de resíduos sólidos”, destacou o secretário.

Para o secretário Nilton, é importante a mobilização da sociedade local na implantação da coleta seletiva do lixo. “Os recursos deste acordo, explica, serão utilizados, também, na aquisição de prensas, balanças e outros itens importantes na limpeza urbana, devendo, por extensão, criar melhores condições de trabalho para os catadores de resíduos sólidos em suas atividades diárias”.

O prefeito Paulo Batista Machado valorizou o esforço do Governo do Estado em liberar os recursos e disse estar satisfeito “em trabalhar na inclusão social das famílias que vivem unicamente da coleta de resíduos sólidos”. O superintendente estadual de Economia Solidária, Helbeth Oliva, frisou que “esta ação governamental vai fortalecer o cooperativismo entre as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuem na melhoria do meio ambiente”. 

Ascom Sertre

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.