Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

72 BI REALIZA OPERAÇÃO RIBEIRINHA NO RIO SÃO FRANCISCO

publicado em 17 de Maio / 2011 às 19:10 | Política

O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado realizará, no dia 29 de maio, a partir das 10h, na Orla de Petrolina, uma Operação Ribeirinha utilizando lanchas fluviais, também conhecidas como “VOADEIRAS”, que são ideais para ataques surpresas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e nas operações de defesa externa.

Segundo o Tenente Coronel Helvétius Marques “Operação Ribeirinha desenvolve-se em uma área ribeirinha, compreendendo hidrovia fluvial ou lacustre e terreno, caracterizada por linhas de comunicações terrestres limitadas e pela existência de extensa superfície hídrica ou rede de hidrovias interiores, que servem como vias de penetração estratégica ou rotas essenciais ou principais para o transporte de superfície. A missão do 72º B I Mtz nas operações ribeirinhas é obter ou manter o controle territorial de uma área ribeirinha, pela destruição da forças inimigas ou pela restrição ou destruição de suas atividades”.

A demonstração faz parte das comemorações do Dia da Infantaria. Entre as operações ribeirinhas famosas estão:

· Os franceses contra o Vietminh (1946-1954) na Indochina, no Delta do Mekong e em Tonkin, no delta formado pelos rios Vermelho, Negro e Claro.

· Os americanos contra o Vietcong (1964-1973), no Vietnam do Sul, no Delta do Mekong.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.