Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Obras de Remediação do Lixão são iniciadas em Juazeiro

publicado em 18 de Maio / 2011 às 11:40 | Política

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, visitou ontem (17), o canteiro de obras da remediação do lixão para acompanhar o início dos trabalhos. No momento estão em execução os serviços de terraplanagem e topografia. O prefeito esteve acompanhado dos secretários Paulo Bonfim (Sesp), Plínio Amorim (Seduc), Célia Regina (Sedur), Flávio Luiz (Seges), Agnaldo Meira (Seadruma) e Crisóstomo Lima (Seiasc). 

Segundo os responsáveis pela obra, o primeiro passo é a realização da topografia da área, para, em seguida, ser definido onde serão instaladas as células de resíduos. O chorume extraído do lixo será encaminhado para uma lagoa de estabilização, a ser construída no local, para que o chorume não alcance o leito do riacho Maria Preta. “Nós também faremos um levantamento para saber a quantidade de lixo recebido, além de uma sondagem para verificar a situação do lençol freático”, disse Álvaro Farias, topógrafo da empresa responsável pela obra. Farias ressalta que esta é uma obra de engenharia sanitária, ou seja, há uma preocupação com a questão ambiental e de saúde pública. 

Para o prefeito Isaac Carvalho é uma satisfação conferir de perto uma obra esperada há mais de 15 anos pela população de Juazeiro. “É uma vergonha Juazeiro não ter um aterro sanitário. Anos e anos e ninguém se preocupou com a situação ambiental, com as pessoas que trabalham recolhendo material reciclável. Agora é uma realidade, uma grande conquista para o turismo, infraestrutura e o social do município”, colocou. 

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Célia Regina, completou as colocações do prefeito. “Nós teremos a inclusão de pessoas com essa ação. Mais de 100 famílias vivem e trabalham aqui. Juazeiro só tem a ganhar, tanto do ponto de vista estrutural, bem como o social”, declarou. A capacitação dos catadores de material reciclável da Associação de Juazeiro será feita pelo Instituto IDEA, através de um convênio realizado com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda do Estado da Bahia.

Ascom PMJ

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.