Frequentadores da Biblioteca Municipal denunciam situação de precariedade e cobram atuação do poder público

16 de Mar / 2023 às 19h30 | Variadas

Estudantes que frequentam a Biblioteca Municipal Professor Aristóteles Pires, em Juazeiro, município do Norte da Bahia, procuraram a RedeGN para denunciar os problemas estruturais pelos quais o espaço enfrenta atualmente. O grupo reivindica ação do poder público e garantia de reforma do prédio.

De acordo com a denúncia, o local apresenta diversos problemas relacionados à estrutura básica, que vão desde a instalação inadequada das redes elétrica e hídrica, até a falta de manutenção dos aparelhos de ar-condicionado. “Há também inércia na limpeza da ‘calha’ do teto, que fica tomada pelas folhas de árvores centenárias da vizinhança”, disse um dos estudantes.

No último dia 06 de março, os frequentadores foram surpreendidos pela transformação da parte da frente da biblioteca em Zona Azul. “Pintaram, inclusive, a rampa de acessibilidade, o que é ilegal”, explicou. Até então, o espaço era disponibilizado aos frequentadores e funcionários pela gestão pública para estacionamento gratuito. 

Outro problema relatado por eles é a água do bebedouro que, devido à falta de troca da vela, tem apresentado coloração barrenta. "Na última segunda-feira, foi necessário interditar os bebedouros do espaço, uma vez que a água estava imprópria para consumo”, relatou o grupo. Um funcionário da biblioteca, que preferiu não se identificar, afirma que o item não passa por manutenção desde a gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, quando foi instalado.

Em dezembro do ano passado, a redação da RedeGN publicou outra denúncia sobre a biblioteca. Após as fortes chuvas que caíram em Juazeiro, os frequentadores repudiaram as condições estruturais do prédio, que alagou e teve o teto quebrado (relembre aqui). À época, a Prefeitura Municipal de Juazeiro garantiu que os reparos seriam feitos após o período chuvoso.

“No final do ano passado, conversamos com o secretário e levamos as nossas demandas. Lá eles se comprometem em resolver, só que depois ninguém resolve. Falta vontade política mesmo. O que incomoda é a inércia em relação a biblioteca, que está completamente sucateada”, explicou o grupo.

Procurada pela redação da RedeGN, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte) afirmou que a equipe de manutenção foi enviada à Biblioteca Municipal, ouviu as demandas dos usuários e já está ajustando os detalhes solicitados.

Da Redação RedeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.