Câmara aprova inclusão de Padre Cícero no Livro dos Heróis da Pátria

05 de May / 2023 às 14h30 | Variadas

A Câmara dos Deputados aprovou na sessão deliberativa proposta (PL 10/20 e apensados) que inscreve o nome do Padre Cícero Romão Batista no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O texto segue para o Senado.

A relatora em Plenário, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), recomendou a aprovação da proposta. “Padre Cícero é tido como santo por uma imensa legião de fiéis espalhados pelo Brasil”, disse o autor do projeto de lei, deputado José Guimarães (PT-CE). Em 2022, a Igreja Católica iniciou processo de beatificação.

Padre Cícero viveu no Ceará. Nasceu em Crato, em 1844. Ordenado padre em Fortaleza, em 1870, foi ainda prefeito de Juazeiro do Norte, onde morreu em 1934. A estátua em homenagem ao religioso, inaugurada em Juazeiro do Norte em 1969, recebe anualmente cerca de 2,5 milhões de romeiros e visitantes.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um documento que preserva os nomes de figuras que marcaram a história do Brasil. O chamado Livro de Aço encontra-se no Panteão da Pátria, na praça dos Três Poderes, em Brasília.

ECOLOGIA-Juazeiro no Norte, no Ceará, é uma cidade repleta de história e natureza. Conhecida como capital nordestina da fé, recebe mais de dois milhões de fiéis todos os anos.

Apesar de não ser ainda um santo declarado pelo Vaticano, Padre Cícero conseguiu atribuir, com seus ensinamentos, esse título ao local. A cidade recebe romeiros de todo o Brasil, atraídos pelas história de devoção e milagres do religioso. O que muita gente não sabe é que Padre Cícero tinha uma forte relação com a natureza, chegando a escrever o que ele chamou de "preceitos ecológicos".

Até hoje muitas pessoas seguem essas regras de convívio com a mata e com os animais. Uma forma de lidar com a sustentabilidade que surgiu muito antes desse termo ser moda.

A história conta que o padre ficou conhecido depois de alguns episódios onde a hóstia, oferecida por ele na missa, se transformou em sangue. A partir daí, ele começou a receber súplicas desesperadas de um povo que lutava contra a miséria e a seca. Para ajudar a população, Cícero distribuía terras do sertão como meio de sobrevivência.

Padre Cícero além de caridoso, era defensor da fauna e da flora cearense. Seus preceitos ecológicos foram enraizados na cidade e nos moradores. Dez mandamentos escritos em linguagem popular ensinam os sertanejos a cuidar da natureza. Os conselhos são sobre plantar árvores, preservar os rios e não atear fogo na vegetação. Todos com um único intuito: preservar o meio ambiente e garantir que ele seja usado de maneira ideal para a sobrevivência do homem.

PRECEITOS ECOLÓGICOS DE PADRE CÍCERO
-         Não derrube o mato nem mesmo um só pé de pau

-         Não toque fogo no roçado nem na caatinga

-         Não cace mais e deixe os bichos viverem

-         Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer

-         Não plante em serra acima nem faça roçado em ladeira muito em pé; deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza

-         Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água de chuva

-         Represe os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta

-         Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só

-         Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema; elas podem ajudar a conviver com a seca

-         Se o sertanejo obedecer a estes preceitos, a seca vai aos poucos se acabando, o gato melhorando e o povo terá sempre o que comer

-         Mas, se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão todo vai vivar um deserto só.

 

redação redegn com informações Agencia Camara Deputados

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.