Rio São Francisco: barragem de Sobradinho inicia 2024 com 50,96 de sua capacidade volume útil

01 de Jan / 2024 às 06h00 | Variadas

Mais uma vez a expectativa é que  Janeiro e fevereiro 2024 proporcionem fortes chuvas na região da Usina de Três Marias, Minas Gerais, para assim a barragem de Sobradinho e Xingó serem beneficiadas para aumentar a capacidade de volume útil em 2024.

A reportagem da RedeGN obteve a informação que o volume útil do reservatório de Sobradinho, Bahia vai entrar o mês de janeiro 2024, com 50,96% de sua capacidaade volume útil.

A previsão é que A defluência (água que sai) tem média de mil metros cúblicos por segundo. A afluência (água que chega) prevista é de 660  metros cúbicos por segundo.

A vazão é medida em determinados pontos dos rios das diversas bacias hidrográficas. A série das medições de cada ponto forma um conjunto de dados horários, diários ou mensais.

Ano passado Ouvido pela redação, o engenheiro Almacks Luiz Silva, graduado em Gestão Ambiental com especialização em Recursos Hídricos, Saneamento e Residência Agrária em Tecnologias Sociais e Sustentáveis no Semiarido, e membro do Comitê Hidrográfico da Bacia do São Francisco, avaliou que a expectativa era que a Barragem de Sobradinho "receba muito mais águas devido as chuvas que chegam na Usina de Três Marias, localizada em Minas Gerais".

Para 2024 a expectativa se renova. "Grande parte das águas  mineiras vem para o Rio São Francisco. Dois grandes rios que são , exemplo o Paracatu e o Rio Velhas as águas caem no Rio São Francisco e estas águas vão chegar a Sobradinho".

A Usina Três Marias é fundamental para a regulação do Rio São Francisco, no trecho entre a barragem e a Usina de Sobradinho, na Bahia. Os reservatórios do setor elétrico são operados sob a ótica dos múltiplos usos, desde o advento da lei nº 994/2000, que criou  a Agência Nacional de Águas.

O volume útil de um reservatório pode ser entendido como o volume de armazenamento necessário para garantir uma vazão regularizada constante durante o período mais crítico de estiagem observado.

Redação redegn Foto Redegn Arquivo

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.