Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

ESPAÇO DO LEITOR: TRÂNSITO E SEGURANÇA, DOIS COELHOS DE UMA SÓ VEZ

publicado em 14 de Setembro / 2011 às 15:10 | Espaço do Leitor

 

Os políticos que me perdoem, mas fazer segurança pública é fácil. Basta que se tenha vontade.

A respeito, por exemplo, de um assunto que muitos juazeirenses tem reclamado, a falta de educação no trânsito por parte dos motoristas da cidade, verificamos, pela experiência de mais de 25 anos na área da Administração de Segurança Pública, que o problema poderá se resolvido no mesmo tempo em que se promoveria o fortalecimento da própria sensação de segurança da população. Falamos aqui da fiscalização do trânsito de forma efetiva.

Câmeras eletrônicas serão sempre bem vindas. Mas elas não inibem muito a ação delituosa de maus motoristas e de meliantes. Se não, não assistiríamos tantas cenas nos telejornais do país.

Nos referimos, aqui, a uma fiscalização realizada pelos próprios seres humanos, os bons funcionários que trabalham no sistema de defesa social, ligados diretamente à segurança pública, há muito conhecidos como GUARDAS.

Em tempos não muito longínquos, até mesmo os Oficiais da Polícia Militar eram conhecidos como GUARDAS. E o que eles, digo nós fazíamos? Acertou quem respondeu que guardávamos a sociedade.

GUARDAS DE TRÂNSITO ou, simplesmente, GUARDAS eram, constantemente confundidos, em virtude destas funções serem exercidas pela mesma força pública. Na ocasião, as cidades eram melhor policiadas, pelo fato de em cada “sinaleira” (posto de policiamento de trânsito) haver um preposto da força pública exercendo sua autoridade. Até hoje os doutores na matéria mantém o posicionamento de que o policiamento de trânsito melhora, e muito, a condição do policiamento ostensivo, promovendo uma melhor segurança pública.

Ora, para que tantas informações históricas e técnicas, para tratarmos de dois assuntos tão importantes. Basta dizer que, com a descentralização da responsabilidade da fiscalização de trânsito, os municípios passaram a ser responsáveis por este serviço público. Bem verdade, porém, que os municípios têm autonomia para promover convênios com as polícias estaduais, para fortalece esta fiscalização que promoveria uma tranqüilidade maior entre as pessoas de uma cidade.

Então, para Juazeiro ou qualquer outro município com problemas nestas áreas, segue a sugestão de se promover o fortalecimento de uma só Guarda Municipal que realizasse, não somente a proteção dos espaços e monumentos públicos, mas, também, do trânsito da cidade. Contratações mediante concursos públicos e elaboração de convênios com a Polícia Militar poderão proporcionar uma mudança que, inclusive, promoveria a reeleição de qualquer pretendente aos respectivos cargos políticos.

 Então senhores, vamos pegar dois coelhos de uma só vez? 

Sidney Carvalho de Lima – Maj PM

Comando de Policiamento Regional

Baía de Todos os Santos – Salvador/Ba

Amante de Juazeiro

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.