Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

ESPAÇO DO LEITOR: ILHA DO RODEADOURO

publicado em 26 de Setembro / 2011 às 23:20 | Espaço do Leitor

A ilha do Rodeadouro é uma das mais freqüentadas da região sanfranciscana, com belíssimas paisagens naturais e praias de areias, excelente para banho e lazer. Com uma razoável infra-estrutura a ilha possui barracas com bebidas e comidas com os mais variados pratos da região. A demanda chega a 2 mil pessoas por final de semana. 

A alta temporada na região expõe cada vez mais os problemas de infra-estrutura da Ilha, ponto turístico mais visitado nas cidades de Juazeiro e Petrolina.

Além mais dos problemas de infra-estrutura a Ilha, apresenta dificuldades que começam desde a travessia até  o atendimento ao público. Os barcos ancoram num ponto distante que fica a mais de 300 metros das barracas, exigindo dos usuários uma desconfortável caminhada, por um corredor, a beira de um penhasco, sem proteção, limpeza, segurança e sinalização.

A movimentação no feriadão de sete de setembro mostrou, claramente, as péssimas condições do balneário; o abandono e a falta de uma política de turismo voltada para a ilha, circunstâncias que tem deixado os visitantes indignados pelo desconforto, pelas condições de acesso, falta de atendimento nas barracas e sanitários públicos.

É lamentável o estado em que a ilha se encontra. A atual estrutura é insuficiente para atender a demanda, nos finais de semana e feriados. O espaço geográfico da Ilha está defasado em tamanho e estrutura. Muitas casas foram construídas ao longo do espaço, deixando o acesso reduzido em forma de corredor, de aproximadamente um metro e meio de largura, para passagem de centenas de pessoas, uma “via crusis”, horrível, lembrando mais aquelas passagens de animais, uma verdadeira falta de respeito aos freqüentadores.

Diante das deploráveis condições estruturais, banhistas de juazeiro, mesmo tendo que enfrentar uma distancia maior, preferem atravessar pelo lado de Petrolina, “Travessia do Juarez” por oferecer melhores condições, conforto e tranqüilidade.  

Carlos Alberto

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.