Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

ESPAÇO DO LEITOR: DESCONFERÊNCIA DE CULTURA

publicado em 06 de Outubro / 2011 às 17:30 | Espaço do Leitor

“IMPROVISAR É PRECISO: DESARTICULAÇÃO DOS PLANOS DE CULTURA”

Parafraseando o tema proposto pela FUNCEB (Fundação de Cultura do Estado da Bahia) que diz: “Planejar é Preciso: Consolidação dos Planos de Cultura”, é que começo a tratar da condição em que se encontra a cultura de Juazeiro.

Não é possível se aceitar passivamente que na Conferência de Cultura de uma cidade do tamanho de Juazeiro, se tenha conseguido reunir apenas 40 e poucas pessoas, e mais da metade dos que estavam presentes eram funcionários da SEIASC. Isso em se tratando de dois dias de Conferência. O que se tem de fato real é que dando meia volta no “tema” proposto pela FUNCEB, o que a Gerência de Cultura fez foi prontamente DESARTICULAR O ENCONTRO! Digo isso baseado em fatos reais os quais trago aqui agora para a apreciação de todos os juazeirenses. Os convites para a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Juazeiro – BA indicavam o Auditório Leônidas Nascimento na Seduc como local do encontro. Algumas rádios locais divulgavam o Centro de Cultura João Gilberto também como local da conferência. E agora pasmem todos, o Gerente de Cultura esteve na sexta pela manhã num programa de rádio para tratar da Conferência e nem o local ele divulgou na entrevista! Ora, pensar que todos nos somos idiotas é um direito que tanto o Gerente de Cultura como o Secretário tem. Mas o povo de Juazeiro também tem o dever de não aceitar esse tipo de manobra covarde desses dois incompetentes que estão à frente da pasta de Cultura de Juazeiro. Logo o Gerente, petista de carteirinha, que deve o seu cargo na Prefeitura a uma indicação do partido, que tem se provado um verdadeiro despreparado para exercer as funções. Quero perguntar aqui: Qual inserção tem essa pessoa na classe artística juazeirense? E o Secretário, que transforma toda a ação de cultura num evento de largo com banda e foguetório. São esses homens que estão representando toda uma classe artística.

PRECISAMOS DAR UM BASTA NA INCOMPETÊNCIA E NO DESCOMPROMISSO

É de notório saber que o Secretário da SEIASC conseguiu (...) segmentos que lutavam pela classe artística, deixando assim, sem voz os movimentos culturais em Juazeiro. Mas vamos lá. ONDE ESTÁ A FILARMÔNICA 1º DE MAIO? ONDE ESTÁ O FESTIVAL EDÉSIO SANTOS? (vai ter esse ano?) ONDE ESTÃO AS MANIFESTAÇÕES FOLCLORICAS? ONDE ESTÁ O CONSELHO DE CULTURA? ONDE ESTÁ A ESCOLA DE MÚSICA EDÉSIO SANTOS? POR QUAIS CAMINHOS TORTUOSOS FOI PARAR O ANIVERSÁRIO DE JOÃO GILBERTO? ONDE ESTÃO OS INCENTIVOS PARA O TEATRO, A DANÇA, A POESIA, E PARA TODOS OS OUTROS SEGMENTOS ARTISTICOS? ONDE ESTÁ A EMENDA DE 500 MIL REAIS DO DEPUTADO DANIEL ALMEIDA? Todas essas e outras ações foram divulgadas em prosa e em verso pelo Secretário de Cultura.

Foi para fugir de todas essas e outras perguntas que o gerente e o secretário de cultura desarticularam a conferência.

Não é dando casa que se constrói a cultura de um povo Secretário. É debatendo e discutindo com a classe artística. Mas é também antes de tudo, cumprindo com os compromissos e atendendo as necessidades de uma classe carente e absolutamente relegada ao descaso. O senhor é o TRAIDOR DA CULTURA DE MINHA GENTE! Minha terra lhe deu formação, lhe alçou politicamente à condição que você se encontra, lhe deu filhas e até uma mulher para você casar. PEÇA PARA SAIR SECRETÁRIO! Não humilhe nem engane, nem trate tão mal a um povo que lhe deu tudo. ISSO É COVARDIA! Está provado que não é somente “NO PEITO E NA RAÇA” que se faz cultura. E sim, com TALENTO, CONHECIMENTO E AMOR A TERRA.

O que Juazeiro precisa é que os filhos dessa terra arrasada acordem para o futuro que está logo ali perto. Juro para vocês, diante do altar das minhas convicções que com todos os juazeirenses, da sociedade civil organizada, nos haveremos sim minha gente de reconstruir a nossa cidade, para recuperarmos a confiança no seu verdadeiro destino.

É SÓ ACREDITAR

MARCOS COIMBRA NETO – Juazeirense radicado em Petrolina

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.