Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Assembleia Legislativa homenageia os 30 anos do Sindicato dos Enfermeiros

publicado em 28 de Novembro / 2011 às 12:40 | Variadas

Os 30 anos do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (Seepe) serão lembrados de forma solene nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, na Assembleia Legislativa do estado. O evento começa a partir das 15h no auditório principal da Casa, localizado no 6º andar. O deputado estadual Odacy Amorim, do PT/PE, é o autor da reunião festiva. “Esta é uma categoria profissional por quem tenho grande respeito e não deixaria passar em branco essa data tão importante para a classe, por isso solicitei a homenagem à Mesa Diretora da Assembleia”, disse o autor da reunião. O evento também marcará o início das atividades em Pernambuco do Fórum pelas 30 horas de Jornada, luta nacional da categoria para regulamentar a carga horária de 30 horas de trabalho dos profissionais de enfermagem do estado.

O primeiro passo para a criação do Seepe foi a formação da Associação Pré-Sindical dos Enfermeiros (Apepe), recebendo apoio da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn-PE, isso em 1969, mas o grupo não vingou. Um outro grupo de enfermeiras, liderado pela Chefia de Enfermagem do Hospital Barão de Lucena, que estava sob o comando da enfermeira Maria Luiza de Aguiar Munguba, fez nova tentativa para instituir o sindicato da categoria em 1978 sendo criada no ano seguinte a Associação Pré-Sindical dos Enfermeiros de Pernambuco, sendo eleita Lindóia Barros Eskenaze para dirigir a Apepe.

“Houve vários investimentos para que a Associação fosse reconhecida legalmente, porém o reconhecimento era negado. Mas o grupo continuou trabalhando confiante nos seus objetivos, firmes na luta em fazer da Associação o Sindicato da categoria”, conta a presidente da entidade, Vera Leite. Em 26 de novembro de 1981 um grupo de enfermeiras foi a Delegacia Regional do Trabalho para dar entrada a solicitação oficial do registro da Associação Pré-Sindical dos Enfermeiros e conseguiu o seu reconhecimento sindical. A Associação passou a Sindicato de fato em maio de 1986.

Para Vera Leite, é de suma importância a participação dos profissionais da enfermagem nas lutas da categoria, em face disso é que no dia 8 junho foi criado o Fórum Nacional 30h Já pela aprovação do PL 2295/00, que dispõe sobre a regulamentação da carga horária dos trabalhadores de Enfermagem em 30h semanais. “Sabemos que as lutas sempre irão existir e o objetivo do Fórum é seguir de forma permanente, conforme as prioridades da categoria. Esta prioridade é hoje a regulamentação da carga horária”, completa a presidente do Seepe.

Cinara Marques Ascom Odacy Amorim

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.