Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Eleição define quem serão os novos pró-reitores de Ensino, Integração e de Pesquisa e Pós-graduação da Univasf

publicado em 28 de Novembro / 2011 às 22:10 | Variadas

O reitor e o vice-reitor eleitos da Universidade Federal do vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima e Télio Nobre Leite se reuniram no sábado (26), com representantes do Movimento Por Uma Universidade Plural e Democrática, em evento aberto à comunidade acadêmica, para definir coletivamente, a composição dos cargos de pró-reitores de Ensino, Integração e de Pesquisa e Pós-graduação. A escolha ocorreu mediante consulta eleitoral, da qual participaram um representante do corpo técnico-administrativo de cada pró-reitoria, representantes dos colegiados acadêmicos, que estiveram presentes à reunião, e um representante do corpo discente. 

Entre os postulantes à Pró-reitoria de Ensino (Proen) foi eleito o professor Leonardo Rodrigues Sampaio. Para as Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e a de Integração (Proin), os escolhidos foram, respectivamente, professor Helinando Pequeno de Oliveira e professora Lucia Marisy. A consulta ocorreu, através de voto secreto, logo após a exposição das propostas dos candidatos que foram sabatinados depois de suas apresentações. A apresentação da proposta e as perguntas dirigidas ao professor Leonardo Rodrigues Sampaio, que está concluindo seu estágio pós-doutoral, nos Estados Unidos, na universidade de Harvard, foram realizadas por videoconferência com apoio da Secretaria de Educação a Distância (Sead). 

Para o professor Edmilson dos Santos, membro do Movimento Por uma Universidade Plural e Democrática, a metodologia utilizada para formação da equipe, reafirma o compromisso de participação do grupo na tomada de decisões, defendida durante a campanha, e que deverá nortear as ações do próximo mandato (2012-2015).De acordo com o reitor eleito, professor Julianeli, a proposta de levar à discussão questões de interesse coletivo, além de reforçar o conceito de uma gestão participativa, valoriza princípios da administração pública como impessoalidade e eficiência. “As questões que afetam diretamente a nossa comunidade não podem ser decididas a portas fechadas ou dentro de um gabinete”, enfatizou. 

Embora a escolha de pró-reitores seja prerrogativa do gestor, professor Julianeli, antes de fazer a leitura do resultado da votação, reafirmou o compromisso de respeitar a vontade do grupo, expressa pelo voto.“Serão pró-reitores os que aqui forem eleitos por vocês. Farei apenas a homologação dos nomes”, declarou. Conforme divulgado, a Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) não participou da consulta, em virtude da reestruturação do seu desenho organizacional, já programada pela nova equipe. Inicialmente, quem responderá pela Proplad como pró-reitor interino, será o professor Télio Nobre Leite. Após a reestruturação, o cargo deverá ser ocupado por servidor técnico-administrativo, cuja escolha seguirá o mesmo critério de consulta eleitoral.

Durante a reunião também foram definidos cargos de assessoramento direto à Administração Superior que ficou com a seguinte composição: Assessores especiais do Gabinete do Reitor, professores Edmilson dos Santos e Marcelo Ribeiro; chefe de Gabinete, professor Alexsandro Machado. Após a conclusão dos trabalhos, professores, estudantes e técnicos presentes se pronunciaram sobre a expectativa de atuação da Comissão de Transição. A professora Cheila Bedor destacou a necessidade de agilizar o início das atividades. Conforme as normas que regem o processo sucessório, é necessário que a gestão que será sucedida legitime a criação da Comissão de Transição, constituindo uma equipe interlocutora. Outra reivindicação do Movimento, diz respeito à definição da data para a elaboração da Lista Tríplice, pelo Conselho Universitário (Conuni), que deverá ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) para nomeação do novo reitor da Univasf. “O prazo para elaboração da lista é de até 60 dias, a contar de 14 de novembro de 2011, data da exoneração de José Weber do cargo de reitor”, ressalta o professor Edmilson Santos.

Assessoria de Comunicação/Univasf Plural

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.