Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

CÂMARA TÉCNICA APROVA AQUISIÇÃO DE SEIS IMÓVEIS RURAIS EM PERNAMBUCO

publicado em 29 de Novembro / 2011 às 10:40 | Variadas

A câmara técnica do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável aprovou na tarde desta segunda (21/11), a aquisição pelo Governo de Pernambuco, de 06 propriedades rurais para instalação de novas unidades produtivas da agricultura familiar. A reunião foi coordenada pelo Presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, que também preside as reuniões da Câmara Técnica, e aprovou as aquisições das fazendas Saco da Serra, Cachoeira de Baixo e Faquinha (todas em Cabrobó), Lagoa do Velho (Santa Maria da B. Vista), Mirim do Vale (Tacaimbó) e Santa Fátima (Vitória de Santo Antão).  

As aquisições serão referendadas na próxima reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável. Serão utilizados recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF, coordenado no Estado pelo Iterpe - Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco. 90 famílias serão beneficiadas, com a aquisição de 1.207 hectares. “O crédito fundiário é uma importante ferramenta de geração de emprego e renda no campo. Como ação complementar da reforma agrária, possibilita às famílias mais carentes uma alternativa produtiva, com inclusão social e resgate de cidadania” avaliou Getúlio Gondim, Presidente do Iterpe.

O crédito fundiário é uma linha de financiamento que permite a agricultores sem terra ou com pouca terra, adquirirem uma propriedade rural. Podem participar agricultores com renda anual de até R$ 9 mil e patrimônio de até R$ 15 mil. Os juros são de 3% ao ano e o agricultor tem até 20 anos para pagar a propriedade, com um prazo de carência de três anos. Em Pernambuco, desde 2007, 837 famílias já foram beneficiadas e 72 imóveis rurais já foram adquiridos pelo Governo do Estado. Os investimentos com a aquisição dos imóveis e na infraestrutura produtiva das áreas já ultrapassam os 16 milhões de Reais.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.