Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

ESPAÇO DO LEITOR: ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM JUAZEIRO-BA

publicado em 06 de Março / 2012 às 07:00 | Espaço do Leitor

Morrer de sede em frente ao velho Chico parece letra de música de Djavan, mas é a pura realidade. A situação do abastecimento de água da nossa cidade Juazeiro da Bahia é gritante. Todo santo dia falta água em alguns bairros da cidade, e começa o Deus nos acuda para fazermos as atividades diárias mais básicas.

O carro pipa ainda é figura no cenário juazeirense, e não é só no interior, na cidade, nos bairros bem próximos do centro.  É uma cena ridícula para uma cidade banhada e abençoada pelo Velho Chico.

O sofrimento de quem paga suas contas de água (serviço de preço muito alto) e precisa do líquido precioso em nossa cidade é enorme e não é apenas nesta gestão. Esse problema vem se arrastando há décadas e parece crônico, como muitos outros da nossa cidade. Poderíamos até dizer que é falta de recurso, mas seria simples demais aceitar tal hipótese. É falta de vontade política mesmo! Não é possível que tantos recursos provenientes da prestação do serviço e recursos disponibilizados pelo governo Federal não sejam suficientes para superarmos de uma vez por toda a questão do abastecimento de água que tanto aflige o cidadão juazeirense.

Vivemos um novo tempo. Mesmo sem muito apoio político, faltando a infra-estrutura adequada, a cidade cresce a cada dia, somos uma cidade universitária, as redes de lojas de atacados se instalam na nossa região. O progresso é inevitável, mas entra gestor sai gestor e não conseguem oferecer ao morador de Juazeiro serviços básicos de qualidade.

E não adianta colocarmos a culpa em gestões passadas, pois o problema é atual, é real, precisamos enfrentá-los com seriedade e competência para podermos solucionar o mais rápido possível.

A comunidade não suporta mais tanto sofrimento e tanto desrespeito com a questão pública. O governo, seja ele quem for, e isso independe de partidos, de gestores, deve dar respostas à comunidade. Respostas com políticas públicas que melhorem a vida do cidadão, afinal de contas, um governo se legítima pelas respostas que dá a sociedade.

 Edi Santana Barbosa

Professor da Rede Estadual e Municipal de Juazeiro-BA, Pós- graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Mídias na Educação e pós-graduando em Gestão Pública Municipal.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.