Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Espaço do Leitor: Faixa elevada da Monsenhor Ângelo Sampaio em Petrolina.

publicado em 06 de Março / 2012 às 11:40 | Espaço do Leitor

Geraldo,

Na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio foi instalada a faixa elevada para suposta promoção da acessibilidade, a qual fora sinalizada com uma placa com dizeres muito bonitos, mas com pouca compatibilidade com a realidade apresentada.

Na placa estão inscritas as seguintes afirmações: “Acessibilidade” e mais adiante “A Prefeitura Municipal de Petrolina cuidando bem das pessoas”. Conforme é possível verificar pelas fotografias apresentadas a atual gestão da Prefeitura Municipal de Petrolina parece não saber o que acessibilidade significa.

Pela Lei 10.098/00, a qual estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências, a acessibilidade é a “possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida” (Art. 2º, I). Entretanto, o brilhante projeto executado, não se preocupou com um pressuposto simples: as pessoas precisam chegar até a faixa elevada. A realidade é que a faixa está lá, mas para chegar até ela a pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida precisa superar o meio fio que delimita a faixa da via paralela da Avenida Monsenhor, trafegar por um canteiro com declive de areia e pedregulhos, ultrapassar a rampa grosseira e mal acabada de cimento que liga a faixa elevada ao canteiro para, finalmente, chegar até a faixa. Mas a dificuldade não para por aí, depois é preciso descer e subir o desnivelamento da ciclovia (sem rampa) para chegar até a outra metade da faixa e enfrentar os mesmos problemas narrados para a chegada.

Acessibilidade? Segurança? Autonomia?  Melhor tirar aquela placa de lá e colocar uma outra com a seguinte frase “faixa de pedestre que sai bonitinha na foto”, aí sim. Provavelmente vão dizer que foi apenas a primeira etapa da obra, ou coisa parecida, mas fica o alerta. Algumas fotos não estão muito nítidas, pois foram tiradas durante a noite, mas quem tiver dúvidas, pode ir lá conferir de perto.

Rair Alves Costa

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.