Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

ESPAÇO DO LEITOR: CARTA DESABAFO DA APLB.

publicado em 17 de Março / 2012 às 13:00 | Espaço do Leitor

O blog recebeu texto da Assessoria da APLB Sindicato, delegacia de Juazeiro, avaliando os três dias de paralisação esta semana. Confira:

Paralisar para quê? ... Para ir ao Shopping?... Talvez para  fazer uma viagem ou para ir ao médico ou então pegar uma praia, descansar?...

Gente! Greve é coisa séria!

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores (a) em Educação) promoveu em todo o Brasil através dos seus Sindicatos filiados uma greve Geral de três dias 14, 15 e 16 de Março. A greve tem por objetivo garantir direitos ao Trabalhador (a) em Educação, como: o cumprimento da Lei 11.738 que garante o piso mínimo para o Magistério e um terço da jornada reservada para hora-atividade o que muitos Estados não cumprem, Cobrar a aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação) e a destinação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para investimentos na Educação.

Somos uma das categorias menos valorizada do país, visto que um professor de nível médio agora é que passou a ganhar (em alguns Estados) e com muita luta, um Piso equivalente a R$ 1.451,00 (Hum Mil Quatrocentos e Cinqüenta e Um Reais), e ainda sob o fantasma e a pressão de que a qualquer hora não existirá mais Piso nenhum. O fato é que muitos governadores e Prefeitos de todo o país, inclusive o da Bahia, ingressaram com ações na Justiça pedindo a  mudança nas atuais regras de reajuste do mesmo, orientando que ao invés de ser reajustado pelo índice do valor Aluno qualidade Urbano, que seja reajustado pelo índice de variação do INPC e a inflação do ano anterior o que daria hoje apenas míseros 6%.

Enquanto eles tentam nos usurpar direitos já conquistados, desvalorizando a classe numa atitude de total desrespeito aos profissionais que formam os outros profissionais, tentando descaracterizar e inferiorizar o Professor... Quando convocamos a Classe para fortalecer a Luta, para o enfrentamento, muitos se omitem a sua própria luta, parece não está aqui, preferem fechar os olhos e tampar os ouvidos, eles não querem ser incomodados, viram as costas para o que está acontecendo, nos  dá a clara impressão de abandono da causa, inércia total, esses colegas (se é que podemos chamar de colegas) nunca arriscam... Estão escondidos debaixo do tapete sempre a espera de resultados positivos, boas notícias, de melhoria salarial entre outras... Mas, sem mexer uma palha para que isso aconteça em seu favor, preferem a trincheira do comodismo, aproveitam a Greve para colocar em dia os seus afazeres, cumprem outros compromissos pessoais e ignoram a luta dos companheiros, que com bravura e consciência Social, participam sempre que são convocados pelo seu Sindicato, e fortalecidos, vão conquistando direitos, respeito e resgatando perdas, tudo isso, pela luta em prol de uma Educação digna e de Boa qualidade onde Alunos e Professores possam de fato alcançar o seu merecido valor.

Um exemplo forte e de bom tamanho está aqui em nossa cidade, mesmo com todo o esforço do Sindicato, mesmo com todos os avanços alcançados nos últimos anos, mesmo com 99,99% da rede parada, dos 3 Mil professores da Rede Pública, pouco mais de 150 compareceram ao chamamento para Assembleia convocada pela APLB nesta quinta Feira, dia 15, no Colégio Paulo VI.

Dizer que não sabia da Assembleia não é uma desculpa plausível ou que não foi convidado oficialmente ou até mesmo que não recebeu um telefonema solicitando a sua presença no evento. Ora, você acha que está ganhando muito bem pelo que faz? Pois, tem Professor que ao invés de seguir o exemplo da Águia prefere seguir o exemplo do Urubu, tá sempre arrumando uma desculpa para fugir das suas obrigações mais nunca deixa de usufruir do banquete quando os benefícios são conquistados.

O interessante nessa história e a sociedade deve saber é que 99,99% das escolas pararam suas atividades, como então se justifica a ausência dos colegas na Assembléia? Ser Professor é professar a fé, orientar, indicar caminhos é de fato o artesão da personalidade é o responsável pela ordem Mundial dos Saberes, não basta ser professor, tem que ser promotor, transformador, divulgador e acima de tudo ter consciência social e sindical. Não vamos desistir de você, esperamos contar com a sua presença na próxima Assembleia, por que como disse o poeta Geraldo Vandré, “... Esperar não é saber quem sabe faz a hora não espera acontecer”... Parabéns aos que contribuíram com a sua presença, toda nossa gratidão e respeito aos que compareceram atendendo a convocação da APLB, esses sim, estão fazendo a verdadeira transformação!!!

Aquele Abraço!

APLB SINDICATO

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.