Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Petrolina: Merendeiras passam por capacitação em manipulação de alimentos

publicado em 21 de Março / 2012 às 17:30 | Informativos

Cerca de 100 merendeiras da rede municipal de ensino de Petrolina participaram, na manhã de ontem (20), de um curso de capacitação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, promovido pela Vigilância Sanitária e Ambiental de Petrolina (VISA), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão).

No curso, ministrado pela professora do IF Sertão, Marta Eugênia Cavalcanti Ramos, e pelas alunas do curso superior em tecnologia de alimentos, Daniela Catarine Fernandes Maia Braga e Jéssica Santos Mendes da Silva, as merendeiras aprenderam sobre a importância de ofertar aos estudantes um alimento seguro e livre de contaminação. “Nesse tempo de atividade, abordamos questões como a presença de microrganismos em alimentos, doenças transmitidas por alimentos, legislação, e as boas práticas de manipulação. Trouxemos para essas profissionais, alguns instrumentos que podem ajudar a melhorar o trabalho que é desenvolvido diariamente”, relatou a professora.

Para a merendeira Inês dos Santos, da Escola Municipal Manoel Alves Nogueira, localizada no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 4, o curso é uma oportunidade de reciclar os conhecimentos. “Essa atividade foi muito boa porque nos informamos e aprendemos coisas novas que podemos praticar na escola. Além disso, a gente aprende que precisa ter mais atenção na hora de manusear os alimentos”, declarou.

O coordenador da VISA, Jarbas Costa, explicou que a iniciativa faz parte da educação sanitária, um dos papéis desenvolvido pela Vigilância. “Antes da ação de fiscalização, precisamos orientar a comunidade sobre o modo correto de manipulação dos alimentos. Por isso, estamos organizando uma série de capacitações com comerciantes, feirantes e outros agentes manipuladores de alimentos para garantir a qualidade do que é oferecido à nossa população, especialmente às nossas crianças”, frisou. Hoje (21), uma nova turma com aproximadamente 100 participantes também participará da atividade.

Eneida Trindade Secom PMP

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.