Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Caminhada Carnavalesca: Loucura em Movimento no Submédio São Francisco Marca Dia Nacional de Luta Antimanicomial

publicado em 18 de Maio / 2010 às 07:40 | Política

Há 23 anos o dia 18 de maio é celebrado no Brasil como data que marca o processo de construção de modos de cuidado mais dignos e inclusivos às pessoas com transtornos psíquicos. O núcleo central desse processo chamado de Reforma Psiquiátrica é a luta pelos direitos de cidadania dos ditos “loucos” e por relações mais positivas da sociedade com os diferentes/diversos modos de existir.

A Caminhada Carnavalesca que ocorrerá hoje, dia 18 de maio de 2010, em Juazeiro-BA, tem como objetivo principal envolver e mobilizar usuários da rede de saúde mental, profissionais de saúde, comunidade acadêmica e a sociedade em geral das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, em prol da Luta Antimanicomial e do avanço das políticas no campo da atenção à saúde mental na região.

A pretensão é chamar a atenção da sociedade sobre essas temáticas, provocando reflexões sobre a possibilidade de construção de outros lugares sociais para a loucura, que não o da exclusão/preconceito. A Caminhada Carnavalesca expressará nossos “delírios futuristas” de que a realidade, no Vale do São Francisco, pode ser diferente em relação ao respeito à diversidade própria da vida e à organização da rede de cuidados em saúde mental.

Trata-se de um evento realizado pelos CAPS´s das duas cidades em parceria com o NUMANS – Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão.   

PROGRAMAÇÃO:

O QUE? Caminhada Carnavalesca

QUANDO? 18 DE MAIO, com concentração às 16h, em frente à TV São Francisco (Juazeiro-BA)

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2020. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.