Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Khoury debate vantagens da energia eólica na Comissão de Meio Ambiente

publicado em 20 de Maio / 2010 às 07:00 | Política

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizou terça-feira (18) audiência pública para debater o resultado do primeiro leilão de energia eólica ( produção de energia através dos ventos) no Brasil, realizado em 14 de dezembro do ano passado pelo governo federal. O deputado federal Jorge Khoury, presidente da Comissão de Meio Ambiente considera importante avaliar as vantagens econômicas, e principalmente ambientais, desse tipo de  investimento. “O debate, proposto pelo deputado Fernando Marroni (PT-RS) é interessante porque exige uma discussão mais detalhada do assunto”, disse Khoury.

O leilão resultou na contratação de 1.805,7 MW a um preço médio de venda de R$ 148,39/MWh. Com o leilão, será viabilizada a construção de um total de 71 empreendimentos de geração eólica em cinco estados das regiões Sul e Nordeste, sendo 18 no estado da Bahia. Segundo Khoury, especialistas confirmam que  o estado da Bahia tem potencial de gerar 14 GW de energia elétrica por ano, através de aerogeradores, utilizando torres de 75 metros de altura, o que significa dizer que esse potencial pode ser ampliado se forem utilizadas torres mais altas. 

A energia eólica é a mais barata forma de energia complementar renovável e a região nordeste tem o maior potencial do país para produção deste tipo de energia. O montante financeiro em decorrência do leilão alcançará R$ 19,59 bilhões ao final do período de vigência dos contratos, que é de 20 anos.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.