Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Projeto de Pedro Alcântara torna obrigatório informações sobre risco de cárie nas embalagens de produtos

publicado em 21 de Maio / 2010 às 08:30 | Política

O deputado Pedro Alcântara (PR) deu entrada na Assembléia Legislativa da Bahia em projeto de lei, que torna obrigatório conter nos rótulos ou embalagens de produtos cariogênicos fabricados ou comercializados no Estado da Bahia, a informação de que o produto contém substâncias que provocam cáries, que deverá ser inserida de modo visível e ocupar uma área de no mínimo 10% da dimensão do rótulo. “Nossa preocupação, além de saudável, é imprescindível, quando são vistos os dados levantados pelo Ministério da Saúde. Segundo o Relatório da Saúde Bucal do Brasileiro, a cárie atinge quase 60% das crianças de 5 anos de idade. O índice sobe para 70% entre crianças de 12 anos e para 90% entre adolescentes de 15 a 19 anos”-analisa Alcântara. 

Reconhecendo que houve uma grande diminuição no índice de cáries nas crianças desde a década de 90, o deputado disse que a melhoria destes índices pode ser obtida através da informação: “Segundo especialistas a redução apontada teve como fator a adição de flúor na água consumida pela população, ocorre que outros fatores podem contribuir para a redução ou aumento de cárie, como por exemplo, a frequência de consumo de produtos cariogênicos, que é, segundo estudos, determinante para o aumento das cáries” – concluiu o deputado.

Foto: Glauber Guerra

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.