Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Delegação de seis países participa do “II Fórum África Brasil-Bahia pela Sustentabilidade das Águas”

publicado em 21 de Maio / 2010 às 21:30 | Política

Representantes de seis países de língua oficial portuguesa participam na próxima semana (entre os dias 25 e 27 de maio) do II Fórum África Brasil - Bahia pela Sustentabilidade das Águas no Catussaba Resort Hotel. Gestores de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste vem a Salvador para o fortalecimento da sustentabilidade hídrica, socioambiental, étnico-racial, cultural e de gênero, no âmbito da gestão pública desenvolvida pelo governo da Bahia. O Brasil é um dos poucos países que possui uma diretriz avançada e eficaz em gestão de águas e defende uma cooperação Sul-Sul para expandir conhecimentos. 

Promovido pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), autarquia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o evento é bienal e será aberto, às 17 horas, pelo governador Jaques Wagner com participação da sociedade civil e representantes das esferas Estadual e Federal. Como em sua primeira edição realizada em 2008, o fórum é aberto ao público e será norteado em quatro eixos: gestão de águas e desenvolvimento; mudanças climáticas e efeitos do clima; desertificação e combate aos efeitos da seca; e promoção da equidade de raça, etnia e gênero.

Para o diretor-geral do INGÁ, Wanderley Matos, o fórum é voltado para apoiar iniciativas de uso sustentável das águas para o desenvolvimento da população. “Ao colocar entre as prioridades a promoção da Cooperação Sul-Sul, o fórum mantém o seu caráter inovador, alinhado às diretrizes da política externa brasileira, reforçando as experiências relacionadas à justiça socioambiental entre Brasil e África”, diz.

Fonte: Ingá

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.