Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Governo assina acordo de cooperação técnica para verticalização da soja, milho e algodão

publicado em 02 de Junho / 2010 às 07:00 | Política

Mais de dez secretários de Estado e toda a cúpula da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, participaram ontem, (1), no município de Luis Eduardo Magalhães, na região Oeste, da abertura do Bahia Farm Show, Feira de Tecnologia Agrícola e Negócios, e testemunharam um fato da maior importância para a região. O governador Jaques Wagner e o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, assinaram acordo de cooperação técnica com a Fundação Bahia; Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia, (Aiba); Associação Baiana dos Produtores de Algodão, (Abapa), e do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão, (Fundeagro), para a elaboração do “Estudo de Agregação de Valores aos produtos da Agropecuária Baiana Através da Verticalização”. Este trabalho, com prazo de quatro meses para ser concluído, será realizado pela Fundação Getúlio Vargas, FGV.

Lembrando que as safras 2009/2010 de milho e soja foram as maiores da história, e que a soja ultrapassou a marca de 3 milhões de toneladas, Eduardo Salles explicou que “não há mais como continuarmos exportando apenas o produto primário. Precisamos verticalizar a produção e agregar valores, criando riquezas, empregos e renda”.

O governador Jaques Wagner confirmou as palavras do secretário da Agricultura e disse que “o papel do governo é facilitar a vida de quem quer trabalhar. O Estado é necessário para incentivar o desenvolvimento”. O governador lembrou que a Seagri acaba de criar 18 câmaras setoriais, “espaço de diálogo entre o produtor e o governo”, enfatizando que a elaboração do planejamento estratégico para a agropecuária nos próximos 20 anos é mesmo o caminho para a evolução do setor. As 18 câmaras contemplam 21 culturas consideradas prioritárias.

Agecom

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.