Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

PCdoB quer indicar suplente de Lídice, mas nomes fortes no PSB podem embaralhar o jogo

publicado em 03 de Junho / 2010 às 07:30 | Política

O PCdoB avisou esta semana ao governador Jaques Wagner (PT) que pretende indicar o suplente da candidata Lídice da Mata (PSB) ao Senado. O partido entende que seria o mínimo a que tem direito na chapa do governador, depois que, na campanha de 2008, abriu mão da candidatura da vereadora Olívia Santana à Prefeitura de Salvador em favor do petista Walter Pinheiro, que acabou derrotado.

Os comunistas se empolgaram com a possibilidade de indicarem o suplente, depois que o governador concordou em conceder ao PDT a indicação do suplente de Pinheiro, que disputará pelo PT a outra vaga ao Senado na chapa de Wagner. A indicação pedetista é mais obra do prestígio do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, do que do PDT, porque foi ele o escolhido por Wagner para compor sua chapa, mas declinou do convite.

A pressão do PCdoB pela indicação do suplente de Lídice pode abrir uma crise no partido da deputada federal, o PSB, onde pelo menos dois nomes são cotados para o posto: o do ex-deputado federal Sérgio Gaudenzi e o do empresário Sylvio Simões, herdeiro e executivo do jornal A Tarde. Um waldirista que se tornou muito próximo da cúpula socialista, Gaudenzi teria muita força em setores da base partidária.

É sobre os ombros do executivo Simões, entretanto, que recaem as preferências da direção da legenda. Apesar da origem aristocrática, Simões já foi candidato a deputado, é filiado há anos ao PSB e sempre foi um simpatizante da esquerda baiana, que lhe dedica muita admiração pelo destemor com que, a partir do jornal da família, enfrentou o carlismo num dos momentos de maior força política e financeira do grupo do ex-senador ACM na Bahia.

Política Livre

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.