Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Petrolina promove café com moradores em situação de rua

publicado em 26 de Dezembro / 2014 às 13:00 | Charges

Na manhâ do dia 24/12 o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ofereceu , em suas dependências, um café da manhã especial de Natal para moradores em situação de rua. O objetivo desta ação foi estreitar relações interpessoais e comunitárias das pessoas que utilizam os espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência para inseri-los na rede de serviços de proteção socioassistenciais e demais políticas públicas. 

"É nosso dever acolher e assegurar a proteção social como forma de reduzir as violações dos direitos, seus agravamentos ou reincidências possibilitando a construção de novos projetos de vida e, consequentemente, o abandono das ruas.", disse a secretária de cidadania Célia Regina Carvalho. Através de uma equipe especializada que inclui  Educadores Sociais, Assistentes Sociais e psicólogos, o Centro POP desenvolve um amplo trabalho de atendimento, apoio, orientação e acompanhamento dos moradores em situação de rua. 

O prefeito Julio Lossio afirmou que o grande desafio deste trabalho é conscientizar alguns segmentos da população que o direito de ir e vir é um direito estabelecido pela Constituição. Retirá-los das ruas compulsoriamente fere esse direito. " O trabalho desenvolvido pelo Centro POP ,e importante demais.A vulnerabilidade do morador de rua é visivel e é necessario fazer um trabalho de assistencia especial para esses casos." 

Dentre as ações, são destaques o suporte para acesso à documentação pessoal, encaminhamentos para a rede de serviços socioassistenciais, distribuição de kits de higiene, acesso a benefícios sociais e programas de transferência de renda, entre outros que contribuem para restaurar a autoestima e autonomia. 

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.