Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Rui Costa vai sobrevoar a Chapada Diamantina e debater ações de combate aos incêndios

publicado em 16 de Novembro / 2015 às 22:30 | Charges

O governador baiano Rui Costa (PT) vai fazer um sobrevoou nas áreas afetadas pelo fogo na Chapada Diamantina nesta terça-feira (17). O chefe do Executivo chegará por volta das 8h acompanhado do secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler e do comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles.

Após o sobrevoou, Rui Costa se encontrará com oito prefeitos dos municípios atingidos pelas chamas. Atualmente, existem combates em áreas como o Vale do Lacrau (Ibicoara), Morro do Pai Inácio (na divisa entre Lençóis e Palmeiras), Morro Branco (Vale do Capão, em Palmeiras), Guiné e Três Barras (Mucugê). São cinco localidades do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), que registram focos de incêndios nesta segunda-feira (16). O foco mais antigo é o de Ibicoara, iniciado há 15 dias e está próximo ao Campo Redondo – atualmente consome a região do Vale do Lacrau. O mais recente é o da proximidade do povoado de Guiné, que começou na noite do domingo (15). Fora do Parque há focos em Seabra (Serra da Cotreia) e Iraquara, em área do Marimbus.

Ainda não é possível determinar a área afetada pelas chamas, mas o secretário Eugênio Spengler informa que são mais de 2 mil hectares de mata destruída. "Os incêndios estão relacionados a perdas ambientais de fauna e flora, isso compromete nascentes e margens de rios. Outro aspecto de perda, está relacionado à questão econômica, temos perdas de lavouras e de animais. Portanto, acaba tendo um prejuízo econômico também para os agricultores e moradores da região", afirmou o secretário.

Com informações do Jornal da Chapada

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.