Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Hilton Coelho (PSOL) exige apuração de violência contra indígenas

publicado em 07 de Agosto / 2010 às 20:00 | Política

O candidato a deputado estadual pelo PSOL, Hilton Coelho, denuncia o que considera um atentado contra a arte popular, indígena e uma afronta aos direitos humanos. "Na madrugada de segunda-feira, dia 2, um espaço cultural instalado por artistas de origem tupinambá no Passeio Público, em Salvador, foi destruído de forma covarde e não podemos deixar que a impunidade e o totalitarismo mais uma vez prevaleçam", afirma o psolista. 

A instalação foi feita pelo Grupo de Teatro Popular Filhos da Rua que atua social e artisticamente em Salvador há mais de 13 anos. Dirigido pela tupinambá, atriz, diretora e educadora popular Taynã Andrade, o grupo tem uma atuação social e política intensa, além de seu compromisso com a arte teatral. "Suas ações sempre foram de enfrentamento à dominação e pela autodeterminação dos povos nativos. Nesse período fez franca oposição aos governos carlistas, em especial contra a política cultural direcionada ao atrelamento das manifestações culturais populares, indígenas e educacionais", lembra Hilton Coelho. 

"Pensaram que um novo período se abriria com a posse do governador Jaques Wagner e políticas públicas concretas para a cultura e educação seriam implementadas. Foram surpreendidos com a nomeação de Márcio Meireles para secretário de Cultura, justamente ele que não pode falar mal do período carlista porque verbas não faltaram e no governo Waldir Pires dirigiu o Teatro Castro Alves (TCA) deixando-o em ruínas", critica Hilton Coelho.  

Hilton Coelho esteve ontem, 6, buscando apoio de diversas entidades ligadas à questão dos Direitos Humanos, como por exemplo, o núcleo baiano do Tortura Nunca Mais e outras para denunciar o atentado. "O que assusta é a certeza que os covardes têm da impunidade tomando essa atitude brutal em pleno momento eleitoral. Parecem orientados e com a certeza de que não haverá resposta negativa a tal violência. Nós, do PSOL, asseguramos que não vamos deixar esse caso cair no esquecimento e exigimos proteção para Tainã Andrade e demais componentes do grupo", finalizou Hilton Coelho.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.