OS PREFEITURÁVEIS E OS DESPREFEITURÁVEIS DO GRUPO ISAAC CARVALHO, EM JUAZEIRO-BA

12 de Feb / 2016 às 21h00 | Espaço do Leitor

Leitor, vamo que vamo de português: O correto é “Ao que parece, ao que se parece ou ao que se parece ser?”. Bela resposta, amigo, gostei que gostei: Tanto faz como tanto fezes. Mas, o que parecia tornou-se realidade escrutínea: Iniciou-se a fogo e ferro o cenário político. Delineiam-se os postulantes ao cobiçadíssimo, por que será que será? Cargo de PREFEITO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO-BA.

Como já tinha me dado a honra de, recentemente, analisar um a um os pré-candidatos a prefeito pela oposição, agora chegou que chegou, de mansinho nem pensar, a vez de analisar unzinho a unzinho, os pré-candidatos aliados ao prefeito Isaac Carvalho. De cara, agradeço de coração a permissão concedida pelo meu generoso leitor, gostaria de dizer que as análises são parte meramente do que penso, acho, deduzo, tenho na telha.

Opinião própria que a torno pública por uma obrigação cívica de cidadania, não instituindo obrigação nenhuma de cogitar e angariar ter seguidores por indução das palavras. Longe disso, apenas um novelo de ideias e artefatos de conclusões a respeito desse ou daquele político que por ser figura pública, deve acatar opiniões em aceitos ou não aceitos.

Oposição e situação, eis ou não a solução, que gerenciará a cidade nos próximos anos. Dô-la a quem doê-la.  Saber de uma, deixemos de tergiversar, indo direto aos pontos e contrapontos antes que o leitor curioso e avarento pelo que vai dar o artigo, mude de canal e coloque no BBB.

Os pretensos candidatos aliados ao prefeito Isaac Carvalho estão a postos, uns mais afoitos e já nas ruas, como é o caso de... outros pelos bastidores e ainda acanhados como quem não quer nada querendo. Porém- entretanto-no entanto, quem apostar contra perde, todos muitíssimo em breve colocarão as unhas, garras, dentes, lábias, promessas, bolsos, de fora e soltarão os...nas ruas, nas casas, nas mídias, nos bregas, nas igrejas, nas redes sociais e anti-sociais. É só o Chefe dar o tiro e começa, oficialmente, a largada da corrida ao paço municipal. O leitor já sabe, mas, não custa um centavo a mais responder em alto e bom tom à pergunta: E quem serão eles? Salvo alguém aparecer, repentinamente, de paraquedas, ei-los: DALMIR PEDRA, CLÉRISTON ANDRADE, ZÓ, JOAQUIM NETO, PAULO BONFIM, ALAOR GRANGEON, CARLOS NEIVA.

Estes senhores políticos vão trabalhar de si para fora na busca incessante de serem o escolhido do reino. Calma, leitor apressado. Não, para que calma? Vamos um a um e de um por um. Não é isso que queria, amigo compreensível das letras?

DALMIR PEDRA ---- Policial Federal. Médico. Empresário. Vereador com poucos votos, na tribuna até hoje não se sabe o que fez de benefícios ao povo. Mas, como atual Secretário da Saúde e competentíssimo médico-anestesista, sem sombra de dúvidas, encontrou um espaço melhor para desenvolver-se tanto no aspecto político como no profissional, por manjar e muito da área de saúde pública. A saúde do município, com ele, avançou.Embora bem menos do que se propaga. Ainda, em muitos postinhos, continuam a faltar pessoal, médicos, dentistas, esparadrapos, melhoral, papel higiênico, lixeira, etc. Coisa de fácil ajeito, uma vontadezinha com os pobres e pronto. De qualquer forma, louve-se um projeto já em execução com enorme aceitação popular:  Caravana da Saúde. Parabéns. Como vereador e na época da eleição prometeu mundos e fundos, segundo dizem...e sumiu do mapa, escondeu-se dos eleitores, escafedeu-se. Isso o tornou impopular e   grande parte do seu pequeno eleitorado e de simpatizantes já disse “ fui” para ele.Bem feito.  É muito feio, Dr. Dalmir Pedra, esse negócio de prometer, prometer e fazer tudo fora do pinico depois.  Como outros, no muito pode ser vice.No muito.  O seu partido, PP, é o mais corrupto da nação. O seu presidente municipal, Flávio Luiz, rompeu com o prefeito e é pré-candidato pela oposição.Ou seja, vai ter racha e das grandes no famigerado PP. Talvez, vire o novo presidente municipal do PP.  Isaac Carvalho o tem em boa conta. Mas, daí a ser o escolhido do reino são outras querelas.

 

ALOR GRANGEON --- Engenheiro Civil. Agronômo. Ex-Superitendente da CODEVASF. Político de primeira hora, porém, tem DNA e sangue político, já que o seu avô foi Intendente de Juazeiro em épocas passadas. Recentemente, teve uma ótima passagem elogiada por todos como superintendente da CODEVASF. É verdade corrente de como lutou e trabalhou em prol dos projetos agrícolas e do povo interiorano mais carente e pobre. Saiu do cargo adorado pelos colonos e pelos políticos de renome, o que o credencia a vôos políticos, doravante, altos. Pode estar surgindo disso um novo nome para acender a política juazeirense, cansada e repleta de veteranos que teimam em renegar a aposentadoria.É o pré-candidato alinhado e posto pelo sempre influente político ex-deputado Dr. Pedro Alcântara, pelo PR. Pessoa boa e do bem. Mas, daí a ser o escolhido do reino são outras querelas.

--- Deputado Estadual. Ex-Vereador. Ex-Secretário Municipal. Um político de garra, bravo, guerreiro...na época de eleições.  Pelo menos, mais assíduo, na época de eleições. Aí aparece, ah! Se aparece, que é uma beleza. Tem uma grande rejeição e as suas vitórias eleitorais sempre foram com muito suor e... de quem o apoia: O PCdoB e Isaac prefeito. Falta-lhe, sempre faltou, o empenho da palavra que empenha (Empenhou-se em entender, amigo leitor?) a qualquer um. Adora, e isso já é de praxe, dar um tchauzinho ao eleitor depois da eleição. Coisa feia, Zó. Se vai ser o escolhido, eu não sei. Só sei que sei é que Isaac vai ser cauteloso e nisso deve escolher alguém que nem pense em ter sonhos políticos mais altos do que o dele. Daí as chances do Deputado Crisóstomo Lima ocupar o paço municipal pode descambar limbo abaixo.Porém e bota porém nisso, leitor, o deputado é peça importante e voz altiva e ativa no PCdoB, partido ao qual Isaac Carvalho deve e muito a sua vida política. Zó, ainda assim, com rejeição e o escambau (Ô dificuldade e custo financeiro alto para elegê-lo deputado, hein camaradas comunistas?), mantém alguma chance. Basta o PCdoB, via Deputado Federal Daniel Almeida, bater o martelo do leilão. Se for indicado, correm as bocas que a oposição aumenta o sonho hoje quase impossível de, unida, derrubar o isaaquismo. É autoridade dentro do PC do B. Mas, daí a ser o escolhido do reino são outras querelas.

 

CARLOS NEIVA --- Agrônomo. Empresário. Secretário Municipal. De natureza política inicialmente direitista, pois, foi militante do PSDB, hoje sente-se à vontade no socialismo. Pelo menos, acha que achou o seu habitat político. Tem se esforçado ao máximo para ser o escolhido do reino, pois, foi o primeiro, até exageradamente, a botar o bloco nas ruas como pré-candidato. Isso, embora a bocas miúdas, tem gerado um grande desconforto nos outros postulantes do grupo ao cargo de prefeito. Na verdade é um lutador de causas e tem feito da sua secretaria o trampolim de sonhos políticos administrativos. Sonha, quer, luta, dorme e acorda, e uma coisa não lhe sai da cabeça: Ser o futuro prefeito da cidade. Tem um discurso eloquente e agradável. Peca, muitos enxergam como um pouco de mentira, ao usar e abusar da mídia e de slogans de que Juazeiro tem empregos e o que falta é gente (Parecendo querer dizer, leitor: Que Juazeiro tem mais emprego do que gente...ai, ai, ai.).  Mas, goza de boa reputação no grupo político isaaquiano, embora e muito embora, tenha chances diminuídas no partido seu de hoje, mas, que não era o de antes. É certo que ama a cidade que o abrigou e é certo, também, que caso seja efetivado candidato vai á luta com unhas e dentes. Tem se sobressaído com o bom e esforçado trabalho à frente da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo.  Mas, daí a ser o escolhido do reino são outras querelas.

JOAQUIM NETO --- Engenheiro. Empresário. Diretor do SAAE. Como Diretor do SAAE é notório a todos que o seu trabalho tem se destacado, haja visto que a cidade melhorou muito e em quase todos os aspectos em termos de fornecimento de água, saneamento, atendimento principalmente ao povão periférico e interiorano, instalação de poços, etc. É elogiadíssimo e admiradíssimo pelos funcionários e até por grande parte da população. Atende a todos e tem palavra, atitude que falta em muitos outros, o que é bastante importante na averiguação.  Por não ser político, embora politizado, tem timidez em discursos e nos holofotes. Isso pode prejudicá-lo na escolha. No entanto, tem muito crédito perante a cidade e é amigo íntimo do prefeito Isaac Carvalho. Foram sócios, ou são, e é um sangue novo que pode surpreender. É gente simples, cordial e humano, qualidades sublimes e raras para um político atualmente em Juazeiro. O desconforto está em que não sendo, não nascendo e estando há pouco tempo na política e na cidade, a oposição use, caso seja o indicado, a pecha preconceituosamente xenófoba, mas, sem sombra de dúvidas de forte apelo eleitoral, de candidato forasteiro. De resto, pela confiança enorme que nele deposita o prefeito , tem chances fortíssimas de sair como um excelente candidato do grupo e de ser um excelente prefeito. Isaac Carvalho tem orgulho de sua amizade e lealdade. Mas, daí a ser o escolhido do reino são outras querelas.

CLÉRISTON ANDRADE --- Pedagogo. Especialista em Educação Didática. Secretário Municipal. Um sujeito elegante, afável, de muito bom trato. Cumpre qualquer compromisso a que se compromete e goza de muita confiança no grupo.  Como Secretário Municipal da Educação tem desenvolvido, de forma exemplar, um grande trabalho em prol das escolas, creches, professores e funcionários. A população o tem aplaudido.  Sonha muito em ser prefeito, como os outros. Está estreando, embora nas entrelinhas, na pré-candidatura. Marinheiro de primeira viagem no PC do B, os dinossauros do partido o enxergam desconfiados, com um pé na frente e outro atrás. Talvez, até com os dois pés. Isso, sei lá, pode atrapalhar um pouco a sua pretensão. Será que seguraria em pé uma avalanche de críticas, mentiras, achincalhamentos, insultos, de uma oposição voraz? Só vendo, leitor-eleitor, só vendo. O povo, em geral, o considera um bom nome. Honraria o cargo. A seu favor, há a simpatia e os constantes elogios de Isaac Carvalho ao seu trabalho. Mas, daí a ser o escolhido do reino são outras querelas.

PAULO BONFIM ---  Chefe de Gabinete. É tipo um pouco braço direito do prefeito Isaac Carvalho. Emboramente pela arrogância, bossalidade e vaidade pessoal que ostenta, se ache muito acima disso. Tem atendido, após ser alçado de pára-quedas ao posto atual, o povo simples e humilde de forma deselegante e petulante.  Isso quando atende, viu? Tipo assim: Procurado por um senhor simples em novembro, marca audiência para o final de janeiro. Caso queira confirmar isso, leitor, vá lá e tente agendar algo.Vá. Nem Lula, Bonfim, nem Lulinha Paz e Amor. Ah, céus! Não tem cacoete político, mas, acha que tem. De pouca leitura, mas, acha o suficiente. Esse sonha mais que todos em ser prefeito. A todo custo, entre alhos e bugalhos. Sem idéias próprias de projetos para a cidade, sem ideologia política, se sustenta pelos babões de plantão que para falar, ser atendido, receber benesses e um pouco de atenção do prefeito, tem que passar por ele. Ou passa por Paulo Bonfim ou necas de pitibiriba.  Isso o envaidece e por isso se sente o rei da cocada preta. Por ter um gabinete vizinho ao do Chefe, pensa que é só pular os quatro metros de diferença para ser prefeito. Kkkkkkk. Ledo engano. Pela pouca experiência política e os mais, mais, dificilmente será até pré. Pousa sobre ele o orgulho de ser amicíssimo de Isaac Carvalho. Mas, daí a ser o escolhido do reino são outras querelas.

Vixe, cansa...

Pronto, caro leitor. Satisfeitinho? Tudo bem, nem vem que não tem. O que temos na bandeja é o que tem:  Isaac Carvalho com a faca e o queijo na mão e uma baita fome para fazer, possivelmente tranquilis e calmis, o seu sucessor. Com uma oposição para lá de insignificante, sem crédito popular e bisonha, Isaac impera, reina no reino, e por merecimento.Bote merecimento nisso. Fez mais, parte da oposição até concorda com isso, que todos os ex-prefeitos recentes juntos fizeram multiplicado por dez. Quem sabe, por cem.  Verdade, camarada, o trabalho atesta isso. Vai sair do paço municipal pela porta da frente e de cabeça erguida. Vôos mais altos o esperam em escala federal. Até já tem na cachola a essa altura do campeonato o nome da sua preferência à sucessão. O nome do abençoado é............... rsrsrsrsrrs. Peguei você, leitor curioso. Pensou que euzinho aqui ia abrir o bico? Brincadeirinha de mavé becé à parte, diga você, leitor, quem será o escolhido do reino?

Para findar, pois, que tenho de tomar umas cervejas, trá trá trá e almoçar, direi umas coisinhas a Isaac Carvalho de Alcântara:  Vosmecê, eu e o leitor amigo, sabemos que existem alguns poucos secretários e assessores arrogantes e chatos trabalhando de mal a pior piorando no seu governo. São os “especiais” secretários e assessores zés ninguéns, o que o deixa à mercê de críticas pontuais aqui e alhures. Cuide disso loguinho, dá tempo ainda.  Afora isso, você alvejou e conseguiu o respaldo e respeito popular por, repito, merecimento de trabalho, suor e amor ao povo juazeirense humilde, necessitado e pobre. Somando e pondo os pingos nos is: ISAAC CARVALHO, VOCÊ HOJE, TORNOU-SE IMBATÍVEL. Culpa? Culpa dos ex-prefeitos que nada, ou muito pouco, fizeram pela cidade. Culpa? Culpa dessa falsa oposição que na sua inércia insofismável, burra e perspicaz, nem cosquinha vai fazer nas eleições. Para mim, melhor assim. E para você, leitor amigo de todas as horas?

“ Ai, ai, ai, ai, Helena

O zika pegou na oposição sem pena

O candidato de Isaac é...

Pra te deixar tenho medo, Helena

Pra te levar tenho pena.”

FUI.

OTONIEL GONDIM --- Professor, Escritor, Compositor e Lulista.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.