Aulas da rede estadual começam nesta segunda-feira

15 de Feb / 2016 às 06h28 | Informativos

No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, nos Barris, em Salvador, o acolhimento aos estudantes será movimentado por várias atividades recreativas e pedagógicas, entre estas uma palestra sobre direitos e deveres dos alunos em geral e, para os do 3º ano, a temática será voltada às profissões e ao mercado de trabalho. “Nós, que trabalhamos com educação, temos um papel importante de mostrar aos jovens a importância da educação como caminho de cidadania e um dos nossos desafios é contribuir para que eles se tornem agentes transformadores, através do protagonismo juvenil”, destacou o vice-diretor, Fabiano Rocha.

A diretora Daniela Lordelho, do Colégio Estadual Evaristo Veiga, em Ondina, também na capital, disse que já está tudo organizado para receber os estudantes. “Nossa escola está toda limpa, com retoques de pintura e portas nas salas. A aula, no primeiro dia, será na quadra. Abriremos um diálogo sobre o trabalho que realizaremos ao longo do ano letivo, voltado à nossa realidade, conforme as diretrizes da Secretaria da Educação do Estado, através de ações estruturantes”. 

No Colégio Estadual Governador Otávio Mangabeira, no Saboeiro, a diretora Neuza Pinheiro também disse que a escola está toda arrumada, pintada e enfeitada de bolas e mensagens de boas-vindas para receber os alunos. “No primeiro dia de aula, os professores farão dinâmicas em sala de aula, dentro da nossa proposta de intensificar os projetos lúdico-pedagógicos”.

Aula inaugural

Na aula inaugural, os convidados especiais serão os alunos dos diversos projetos científicos, artísticos, esportivos e culturais que, com suas linguagens, performances e poéticas, se destacaram no 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, realizado no final de 2015. Para revisitar a história e a diversidade cultural da Bahia, a partir do protagonismo estudantil, os músicos da Banda Face, sob a direção do músico Luciano Bahia, acompanharão os alunos do projeto Festival da Canção Estudantil (Face). Entre outras atividades, haverá ainda a Exposição Leituras e Percepções Estudantis, composta por 30 obras do projeto Artes Visuais Estudantis (Ave).

“Durante a programação da aula inaugural, os nossos estudantes irão revelar que são capazes de ler, interpretar e reinventar o mundo, realçando os traços da diversidade de saberes e a valorização das manifestações culturais de nosso estado”, destacou a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre. Com um formato pioneiro e diversificado, completa a gestora, a aula inaugural visa enaltecer as políticas educacionais desenvolvidas pela Secretaria para a Educação Básica, através das experiências criativas dos estudantes, por meio dos programas e projetos que fortalecem as aprendizagens e garantem a expressão de conhecimentos científicos, artísticos, esportivos e culturais.

Secom Bahia

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.