ARTIGO - GESTÃO PÚBLICA

26 de Apr / 2016 às 16h30 | Espaço do Leitor

Vivemos em pleno século XXI, mas às vezes penso que estamos vivendo o século XVIII, onde vivíamos em estado de atraso e penúria devido a falta de estratégia e visão de progresso dos nossos gestores municipais, é claro que isso depende muito de sua equipe e da sua concepção de cidade e progresso.

A principal função da Administração Pública é buscar o bem comum e a satisfação dos cidadãos. Você está satisfeito leitor cidadão? Há quantas décadas vivemos insatisfeitos com a nossa administração pública? Convenhamos meus caros que é a muitas décadas. Sabe porquê? Por que nunca tivemos gestores preparados e capacitados para gerir nossa rica e amada cidade, temos apenas prefeitos.

Elegemos prefeitos por conveniências pessoais, por questões partidárias, por poder financeiro, por pesquisas mentirosas enfim, por vários motivos, menos o principal que deveria ser competência e preparo gerencial. Volto a perguntar: Qual é a principal função da gestão pública?

Para Lima (2006), “gestão é a capacidade de fazer o que precisa ser feito”. Em uma gestão pública não se pode esquecer a capacidade de se atentar e permanecer no posicionamento da organização planejada, para que assim, a missão possa ser cumprida, que neste caso primordial é o desenvolvimento da cidade em benefício ao povo que nela reside. Lima ainda acredita que uma boa organização na gestão pública está relacionada à uma alta capacidade de gestão, que por sua vez, relaciona-se com a “melhor relação entre recurso, ação e resultado”. Neste sentido pode-se dizer que quanto maior for a demanda, isto é, a necessidade de um planejamento eficiente no município, maior deverá ser a capacidade do gestor público, principalmente se os recursos disponíveis forem escassos.

Então meus caros leitores e cidadãos, estamos andando em ciclos, e pior, ciclos viciosos e grupos viciosos que querem permanecer no poder a qualquer preço em detrimento do bem estar do cidadão e da cidade e falando em preços, cuidado eleitor-cidadão porque a compra de votos na região é coisa frequente em época de eleições e o preço que a sociedade paga depois sair caro de mais.

Vocês podem dizer que Juazeiro está crescendo, e eu reafirmo, estamos embora, a passos de tartaruga, graças ao nosso potencial e localização geográfica isso é fato. Juazeiro e Petrolina são cidades estrategicamente com um potencial invejável, mas o que nossos gestores tem feito para atrair investimentos durante esses anos? Temos um potencial turístico enorme graças ao Rio São Francisco que não é explorado, somos uma cidade Universitária onde o fluxo de pessoas é constante, mas, falta espaços públicos verdes, falta espaços de lazer para o cidadão e família, falta uma grade de programação cultural anual, falta qualidade de vida ou você cidadão juazeirense acredita que a qualidade de vida em nossa cidade é boa? Enfim, falta uma gestão competente e comprometida com o desenvolvimento da cidade e o bem-estar dos seus cidadãos.

Precisamos de uma administração Pública comprometida com o bem- estar da população e com ações planejadas, de gestões modernas, sérias comprometidas com o coletivo, que busque a participação da comunidade em suas ações, ou seja, uma gestão participativa, com estratégias de governo, prestação de contas, que respeite a lei de responsabilidade fiscal, que tenha um plano diretor definido, será que estamos pedindo muito caros leitores cidadãos? Isso é nada, é obrigação do gestor atual, moderno, comprometido e responsável. Transparência na gestão pública é um direito do cidadão e não favor.

E aí leitor cidadão? Precisamos realmente de um gestor competente? Ou de um prefeito camarada, falastrão, engraçado que lhe sorri, cumprimenta e lhe abraça em época de eleição?

Professor Edi Santana

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.