ARTIGO: A SAGA DOS VICES

06 de Jul / 2016 às 23h00 | Política

Vice...vixe...quem quer? Eu quero. Eu não quero.

Há tempos remotos, a TV Golpista  brasileira tinha um programa com o humorista Jô Soares  ( Peça rara da nossa democracia ) em que ele ironizava “ Vice, nunca. Se não puder ser Pelé, Cafuringa eu não quero ser”. Cafuringa, então, um  jogador medíocre e folclórico do Fluminense.

Muitos políticos ( Até iniciantes, pô ) não querem por que não querem ser um Vice. Outros dão a alma e pisam no pescoço da mãe, se possível,para o sê-lo. Jogo da política, dizem às galhorfadas.

Algo interessante nessas controvérsias, leitor. Vexames bem : Por que na cultura política nacional o posto de Vice é ser apenas um sim-sim-não-não do Chefe? As línguas maldosas e ferinas das escombras esquinas e bares fofoqueiros até cãozam-se a amaldiçoarem desgraças “ Tem Vices ( vice-prefeito, vice-governador, vice-presidente, vice-diretor, vice-síndico,etc.) que rezam, oram, macumbam, pragueiam, para que o Chefe morra ou, no mínimo dos máximos, incorra numa maracutaia braba e seja deselegantemente convidado a tirar o traseiro da cadeira real. Morte, renúncia, impeachment são, para os Vices não do bem, dádivas dos infernos políticos.

Leitor, concorde ou não, porém-entretanto-no entanto, a culpa não é da cultura política nacional, é do próprio Vice. Vexames bem :  Na medida em que aceita a submissão subalterna de ser    apenas  um corpo corporativo e não um cérebro ativo, o faz durante  04 ou 08 anos  um boneco, uma sombra ( Muitas vezes para o Chefe, impertinente, chata, que solamente traz problemas, cria obstáculos, fica rondando de gabinete em gabinete mendigando empregos e benesses, principalmente, para os seus familiares.) que nem na foto do Chefe que enfeia as paredes dos órgãos públicos aparece. Falar nisso e  escorregando um pouco do tema, vosmecê amigo, pense numa coisa ufanista, nazista, islamista, um troço empurrado goela abaixo são essas fotos de culto à personalidade nas paredes. Qualquer leal democrata rosna, cisca, doidinho para arrancar os tais quais horripilantes quadros. Por que funcionários babões não aproveitam e acendem umas velas, rezam de joelhos até às lágrimas, pedem aumento, na frente das fotos e a beijam antes do início dos trabalhos? Aí, a putaria se completaria.. Bom, amigo das letras, só que não vim aqui para falar dessa caretice. Otonce não desviemos o foco, pai.

Para mim, o cargo de Vice pode ter encargo fundamental. Basta ele querê-lo que assim se faça e assim se seja ( Demais, esses colóquios meuzinhos.) O Vice tem que estar presente nas grandes decisões. Tem que dar imprescindíveis sugestões.. Tem que buscar saídas quando preciso. Tem que ajudar positivamente nas ações importantes. Tem que situar-se sempre próximo e leal às comunidades. E nas eternas vagas horas que são muitas para muitos, visitar e ver os anseios do povo. Aí, bota no boca pio todo esse carregamento cidadão e leva ao Legislativo e , mais que lógico, ao Executivo.A partir disso será respeitado , ouvido, interlocutado, conectado. E o Vice será um  verdadeiro Vice, de moral. Tô certo ou tô errado ,  leitor moral? Brigadinho.

A problemática  sem solucionática é o Vice acomodado que se contenta em esperar o Chefe viajar, adoecer e aí senta pomposamente na cadeira real, lhe bastando isso. A famosa autoridade virtual.Dose, né Mané de Malaquias?

Nunca entendi. Na minha opinião modesta todo Vice deveria estar numa secretaria de responsa, de respeito, forte, dinâmica, star. Assim estaria mais próximo dos enlaces administrativos. Caberia ao Chefe essa decisão.Isso se o Chefe tiver plena convicção de confiança no seu colega majoritário de chapa. Se não o melhor é o Vice fica de Vice,na moita, acordando tarde, pianinho, salarinho  em dia. Juazeiro sempre teve bons Vices: Joseph bandeira ( De Arnaldo Vieira ) , José Carlos Tanuri ( De Jorge Khoury ), Chaves ( De Joseph ),   Gorete ( De Misael Aguilar e Isaac Carvalho ), Irmão Francisco ( De Isaac ). Salve!

**AGORA, BENZA DEUS!, QUE TEM VICE CALHORDA, SAFADO, F...DA PUTA, SACANA, MALÉFICO, MAU-CARÁTER, VAGABUNDO, BUNDÃO, PESTE, CACHORRO, NEFASTO, INCAUTO, CONSPIRADOR, GOLPISTA...ISSO TEM!!! O MAIOR DELES É O TAL DE MICHEL TEMER. MAS, EDUCADO E CULTO LEITOR, DESSE DESGRAÇÃDO FALO ADISPOIS.

Voltemos ao que viemos prosar. E aportemos, se te conheço  já esperava ansioso né não leitor curioso? ,  na nossa cidade Juazeiro-Alegria-Bahia. Devemos ter, no meu simplório discernimento, quatro ou cinco candidatos a prefeito e quatro ou cinco  candidatos a Vice-prefeito. Rárará, sou danado de conta.

Começa em que qualquer Vice de quem quer que seja, tem de ser de um partido distinto do candidato a prefeito. Como se diz nos comitês : Sai pra lá chapa branca! No grupo SOMOS TODOS UM ( Ô demora retada de sair logo o tal  UM, sô.) o candidato a prefeito é, por ordem de cabismo eleitoral, Joseph Bandeira, , Wank Medrado, Dalmir Pedra, Telma Marineide, Carlos Luciano, Márcio Feitosa. Joseph em sendo candidato a prefeito, um deles seria o Vice. Preferencialmente , recairia sobre Wank Medrado.  Estando Joseph inelegível, Wank assume a cabeça de chapa e os outros decidiriam entre si, o componente Vice.  É esperar  pra ver e crer.

Pairando nas outras redondezas, o candidato já posto de frente pelo PDT, Deputado Roberto Carlos, procura alianças para definições. Como tem poucas chances de vitória, o Vice deve ser anunciado ao apagar das luzes. Ou tirado em sorteio.

Professor Paulo José e Dr.Jaime Badeca, do PSOL,  serão novamente os majoritários do partido nas eleições. Tudo como eram antes.

Arre que não foi surpresa Márcio Jandir baixar o topete e virar Vice de alguém.Ocorre que perdeu espaço no joguete oposicionista. Ficou isolado, sozinho, estranho no ninho, falando pelos cotovelos. A salvação, a mando e ordem de ACM Neto e José Carlos Aleluia , foi abraçar-se a Charles Leão, na Vice.  A sua função como candidato a Vice, além de coordenar a campanha da chapa PPS-DEM, vai ser infernizar e azucrinar dia e noite a vida de Paulo Bomfim  e asseclas. Será o Benedito que o pau vai comer solto? Hum...

Adentremos agora,  leitor apressadinho e legal todo, no Vice mais esperado. O Vice que todos os partidos aliados do grupo Isaac querem indicar, sonham, fazem promessas a Nossa Senhora das Grotas ( Será, leitor, que Ela se mete em política? Será? ) :  O Vice de Paulo Bomfim. Vexames algumas considerações analíticas geométricas: * O PT, até então detentor do cargo, perdeu espaço no município. Mas, tem peso estadual, peso de militância, secretarias e três vereadores. Sinto que se contentaria, na calada do anoitecer, com a Presidência da Câmara. Isso no caso do Isaaquismo vencer a eleição. Isso no caso do PT fazer ou renovar mandatos na vereança. * Como a maioria do eleitorado na cidade é formado  de mulheres, poderia-se alindar a chapa majoritária com o lado feminino na Vice. Sabia que elas,lindas, perfumadas, cheirosas, sonham com tal possibilidade, leitor? Com toques, buquê de rosas e sonhos femininos não se brinca...

No entanto, opinião dos meus botões, o candidato a Vice vem a galope e passará pela Presidência da Câmara Municipal, via Damião Medrado.Um político afável, apalavrado, macaco véi, simpático e de boa índole. Está bem na fita, pois, tem um grande apoio a nível federal e estadual. E conta com o aceno, ainda   não estardalhado , do prefeito Isaac Carvalho e do pré-candidato Paulo Bomfim. Salvo acidentes naturais, químicos, físicos, geográficos e históricos , a chapa majoritária  do grupo JUAZEIRO NO RUMO CERTO é  Paulo Bomfim e .................................  .

Euzinho Gondim aqui sabe. E você , Leitor arretado? Otonce, diga.

                   “ Ai, ai, ai, ai, Helena

                     Vice de fé

                     Não se apequena

                      Se agiganta

                     Não é de dar pena

                     Após eleito, trabalho

                     Nada de ópera em Viena

                     Ai, ai, ai, ai, Helena

                     Pra te levar tenho medo, Helena

                     Pra te deixar, tenho pena “.   

Otoniel Gondim --- Professor, Escritor, Compositor, Lulisa e Anti-Golpista.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.