SÉRIE – “JUAZEIRO, TERRA AMADA” POR JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS – NEGÃO DO EDSON

14 de Jul / 2016 às 10h00 | Variadas

O professor José Raimundo dos Santos, popular Negão do Edson, é uma das pessoas mais conhecidas e também das mais queridas em nossa Juazeiro. Profissional da Educação durante quase três décadas no Colégio Edson Ribeiro, tornou-se figura notória e reconhecida nos meios esportivos da cidade. Torcedor apaixonado do Botafogo do Rio, ex-administrador do Ginásio de Esportes, hoje é microempresário. Na política tentou em duas oportunidades chegar à Câmara de Vereadores, não conseguindo jogou a toalha: “Desisto, o povo não me quis no Legislativo” e nunca mais se candidatou. Foi um dos incentivadores na criação e implantação deste Blog.

- O que te atrai em Juazeiro?

Em sendo uma cidade do interior, Juazeiro ainda reúne, apesar do eminente progresso, aquela coisinha típica das “pequenas” cidades do interior. Tenho família constituida aqui há quase um século, nasci e cresci por aqui, desfruto de uma vida estabilizada, um ciclo de amizade considerável, fiel e amável, boa localização geográfica e, sobretudo, o nosso povo.

- Qual acontecimento marcou sua vida em Juazeiro?

O ano de 1978 foi por demais marcante na minha vida social e esportiva: O meu Olaria foi campeão do centenário, a minha Escola de Samba Cacumbu também campeã e o meu colégio o Edson Ribeiro, também campeão. Foi muita alegria e emoção em um só ano. A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva a presidência da república, algo que estávamos em perseguição desde 1989, também marcou a minha vida. Foram muitas emoções. Como professor de eduação física, inúmeras. Muitas vitórias muitas conquistas, vários motivos marcantes!

- O que não deve mudar nunca em Juazeiro?

O calor humano, a luta, a determinação e a hospitalidade desta brava gente!

- A Juazeiro dos sonhos, seria como?

O amor teria que predominar (condição sine qua non) A cidade da poesia, da música, do teatro, das artes. Da não violência, a cidade das oportunidades, onde os nativos fossem reconhecidos pela competência assim como os que aqui optaram por viver. A cidade do respeito, onde lugar de criança fosse a escola, uma cidade com o mínimo de desemprego, onde  a saúde fosse direito de todos. 

- Deixe uma mensagem de carinho à Juazeiro...

Peço permissão ao rei Roberto Carlos e digo: Você foi o maior dos meus sonhos

De todos os acolhimentos

O que eu nunca esqueci

Você foi, das expectativas que eu tive

A mais complicada e a mais simples pra mim

Você foi a maior das minhas visões

A mais estranha história

Que alguém já escreveu

E é por essas e outras

Que a minha saudade faz lembrar

De tudo outra vez.... Parabéns minha rainha, muitas felicidades, muitos anos de vida, serenidade e vários retornos a esta data e quero você de volta.  Parabéns Juazeiro!

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.