Carreta da Mamografia realizou 840 exames gratuitos em Andorinha

20 de Oct / 2016 às 14h30 | Variadas

O caminhão itinerante do programa Saúde em Movimento esteve mais uma vez na cidade de Andorinha onde realizou entre os dias 10 e 17 de outubro um mutirão para detectar precocemente o aparecimento do Câncer de Mama. No total, 840 exames foram realizados em mulheres com idade entre 40 e 65 anos.

"O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil. O programa de rastreamento do governo do Estado em parceria com a prefeitura de Andorinha deseja justamente facilitar o acesso das mulheres ao exame de mamografia e, consequentemente, agilizar o diagnóstico e tratamento precoce para a doença", diz Pablo Campos, secretário de Municipal da Saúde.

A unidade móvel de mamografia digital que possibilitou o acesso gratuito das mulheres ao exame para detectar câncer de mama, estava equipada com aparelhos modernos, que viabilizaram atendimentos e resultados de maior qualidade no diagnóstico. As pacientes que apresentarem resultados alterados no exame serão encaminhadas para acompanhamento com especialista.

O que é Câncer de mama?

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.

 

No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.