Nova Semente contribui para melhorar a Saúde Bucal na primeira infância 

26 de Oct / 2016 às 16h30 | Variadas

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção de doenças bucais. No entanto, estudos comprovam que o brasileiro tem o péssimo habito de procurar o especialista apenas quando percebem algum problema. 

Pesquisas do Ministério da Saúde apontam que no Brasil bebês de 18 a 36 meses já têm em média um dente cariado e que o problema também afeta de 60% a 90% das crianças em fase escolar, mesmo com todas políticas públicas voltadas para a saúde bucal e tratamentos gratuitos oferecidos por todo país, via universidades e Sistema Único de Saúde.

Já em Petrolina com o Nova Semente essa realidade começa a ser mudada, pois nas 177 creches existe um programa diário de escovação, todas as 10.200 crianças tem um espaço de escovação com acompanhamento do odontólogo que ensina a forma correta de se escovar e a importância do ato para toda a vida, estimulando os pequenos a criarem bons hábitos. 

A odontóloga Carol Gonçalves, uma das dentistas do Nova Semente, explica que o trabalho delas nas creches é preventivo e que se sente muito horada em fazer parte do programa. “Me sinto honrada por fazer parte deste programa tão exitoso. A presença de uma odontopediatra no Nova Semente faz com que as crianças tenham acesso ao dentista mais cedo. Dessa forma, a criança já fica familiarizada com o profissional, podendo assim trabalhar a prevenção e realizar tratamentos mais conservadores, evitando o medo e a ansiedade relacionados ao tratamento odontológico que é tão comum hoje em dia”. 

Sobre a rotina de trabalho a odontóloga explica: “Ao realizarmos palestras lúdicas, mostramos as crianças a importância da escovação após as refeições não só no âmbito escolar, mas que esse hábito adquirido perpetuem em suas casas. Também enfatizamos o uso racional do açúcar, que é o grande vilão para a saúde bucal”.

Quanto ao resultado Carol é enfática. “O índice de cárie ainda é muito grande, mas já percebemos uma melhora significativa nas crianças do Nova Semente que estão sendo acompanhadas desde as séries iniciais. Mérito também das sementeiras que colocam em prática os nossos ensinamentos com relação à técnica da escovação”, concluiu. 

Ascom/Petrolina

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.