Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Prefeito de Sento-Sé reinaugura campo de irrigação do Tombador de Cima

publicado em 09 de Setembro / 2010 às 10:10 | Política

Acompanhado de vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias, o prefeito Ednaldo Barros reinaugurou dia 03/09, o campo de irrigação do Tombador de Cima, a 32 km de Sento Sé. O perímetro irrigado Tombador de Cima foi implantado na década de noventa para assentar 43 famílias de trabalhadores rurais, mas estava desativado há sete anos por falta de apoio político. Para reativar o Campo de Irrigação do Tombador de Cima, a Prefeitura firmou parceria com a CODEVASF - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, EBDA - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário e a PETROBRAS.

Para entrar em operação o campo de irrigação recebeu novas bombas, flutuante, tubulação em polietileno, rede elétrica e todo o preparo do solo. Inicialmente serão ocupados 43 hectares para a produção de sementes selecionadas de mamona, que serão vendidas ao governo do estado, através de contrato comercial com a EBDA, para serem distribuídas em outras regiões da Bahia, com a finalidade de incentivar e fortalecer a cadeia produtiva da mamona, matéria prima do BIODIESEL.

Para Osvaldo Lopes Ribeiro Junior, chefe do escritório da EBDA em Sento Sé, essa iniciativa vai alavancar a agricultura familiar no município, gerando emprego e renda no campo. O técnico Moacir Martins, considerou viável a produção de grãos selecionados, justificando importante o melhoramento genético da mamona. Entusiasmado o Secretario Municipal de Agricultura Catarino Reis, falou que somente fortalecendo a agricultura familiar será possível combater o êxodo rural, nas diversas regiões do estado.

Em seu pronunciamento o prefeito Ednaldo Barros garantiu que a prefeitura vai intensificar ações de apoio ao homem do campo, com o firme propósito de incentivar a permanência dele na terra. Em clima de muita festa os trabalhadores e trabalhadoras rurais comemoram a reativação do campo. O presidente da Associação dos Pequenos Agropecuaristas e Pescadores do Tombador de Cima, Antonio Moreira (Totonho), agradeceu ao prefeito Ednaldo Barros pelos investimentos aplicados. "Agora vamos tirar da terra o nosso próprio sustento", concluiu Totonho.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.