Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

César quer trazer a gigante alemã Siemens para gerar energia solar no sertão baiano

publicado em 09 de Setembro / 2010 às 13:00 | Política

O senador César Borges disse ontem (08) que a melhor maneira de evitar apagões como o que aconteceu ontem em 190 municípios baianos é investir em energias alternativas. César informou que, do mesmo modo que conseguiu trazer a Ford para a Bahia, se empenhará, como senador, em atrair a gigante alemã Siemens para desenvolver sistemas de geração de energia solar no sertão baiano.

Segundo o senador, em apenas uma hora o Sol despeja sobre a Terra uma quantidade de energia superior ao consumo global de um ano inteiro. “É uma energia gratuita, renovável e não poluente. Por que não aproveitá-la no sertão baiano?” O senador informou que, há cerca de três anos, a Siemens vem realizando parcerias com empresas de diversos países. Agora, por exemplo, foi firmada parceria com a Arava Power, primeira empresa israelense a obter licença para construir uma usina solar de grande porte em Israel.

Aqui na Bahia, diz o senador, poderá ser viabilizada a utilização da tecnologia fotovoltaica, que transforma a energia luminosa proveniente do Sol em eletricidade para abastecer lâmpadas, TVs, bombas e dessalinizadores d’água, além de computadores, refrigeradores ou quaisquer outros equipamentos elétricos. “Temos uma crescente demanda global por energia e podemos optar por essa fonte inesgotável, que servirá de base para o nosso desenvolvimento sustentável”, diz o senador.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.