Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Unicamp: Programa que dá 120 vagas para alunos da rede pública foi aprovado nesta 5ª

publicado em 09 de Setembro / 2010 às 22:10 | Política

Gerado José,

Em cima da "fala" do Dep. Fernando Filho segue a proposta da UNICAMP para o ingresso de alunos da escola pública na universidade.

Emanuel Ernesto Prof. UNEB DTCS

O Profis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foi aprovado pelo Conselho Universitário da instituição nesta quinta-feira (9). O programa será uma forma de ingresso paralela ao vestibular e deve dar 120 vagas na graduação para os alunos de escolas públicas de Campinas (SP) com ingresso já no ano letivo de 2011.

Serão escolhidos os estudantes mais bem colocados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010, sendo até dois estudantes por escola. Para participar, é preciso ter cursado os três anos do ensino médio no ensino público e o último ano em escola pública de Campinas. A Unicamp fará o cadastro dos interessados nas escolas.

Curso sequencial e opção por graduação

Os alunos classificados ingressarão num núcleo comum de cursos, em que terá formação interdisciplinar durante dois anos, em período integral, com disciplinas das áreas de humanas, exatas e biológicas. Ao final desses dois anos, os que apresentarem melhor desempenho poderão optar entre um dos cursos de graduação na universidade, que criaram vagas novas especialmente para o Profis. O curso dará direito a um certificado de curso sequencial.

Segundo o professor Marcelo Knobel, pró-reitor de graduação, o curso deve oferecer uma formação geral, que permita ao aluno ter diferentes visões de mundo. A ideia é que, após a implantação do projeto piloto, o programa seja expandido para mais cidades. "Estamos buscando outro público, que se autoexclui e não pensa sequer que tem chance no vestibular. Acho que, agora, eles vão ter uma perspectiva nova e não vão passar mais 1, 2 ou 3 anos no cursinho", diz.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.