Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Edson Duarte fala sobre o Dia Mundial Sem Carro

publicado em 22 de Setembro / 2010 às 17:10 | Política

Todo dia 22 de setembro milhões de pessoas no planeta comemoram o Dia Mundial Sem Carro, mobilização em prol de uma reflexão sobre a dependência e o uso irracional dos automóveis em nossa sociedade. “Em Salvador, a data vai ser comemorada com uma parada. Ou seja, uma parada dos automóveis e ônibus nos engarrafamentos que diariamente atormentam a vida dos moradores da cidade”, ironiza o deputado federal e líder da bancada do Partido Verde na Câmara, Edson Duarte. Segundo ele, enquanto em todo o mundo civilizado se privilegia cada vez mais o transporte de massa, em detrimento do transporte individual, “na capital e nas maiores cidades da Bahia o contrário vem acontecendo nos últimos anos, por falta de uma política consistente e efetiva que garanta um transporte público de qualidade”.

“Estamos trafegando na contramão da modernidade”, garantiu o líder do PV. Afinal, com uma frota superior a 700 mil veículos – número que cresce a cada dia, Salvador está hoje literalmente “travada” em muitos trechos, com engarrafamentos constantes e regulares, por falta de investimentos em infraestrutura viária e transporte coletivo. “Uma situação que só tende a piorar se não houver uma política efetiva de mobilidade urbana no estado”, alerta o parlamentar do PV. Duarte – que é candidato a senador da Bahia pelo PV – disse que as vantagens da troca do carro individual pelo transporte coletivo são inúmeras: economia de combustível; menor desgaste do carro (pneus, óleo, manutenção) e menor poluição.

“Se tivéssemos um transporte urbano eficiente e de qualidade, muita gente passaria a deixar o carro em casa, o que contribuiria para diminuir os engarrafamentos, já que o número de carros em circulação seria menor. E o tempo que hoje perdemos no trânsito poderia ser usado para ler, conversar, acessar computador, telefonar com segurança, etc”, argumentou Duarte. O "Dia Mundial Sem Carro" surgiu em 1997 na França e chegou ao Brasil em 2001. A ideia é conscientizar as pessoas da importância de utilizar menos os veículos individuais poluidores e mais o transporte coletivo, além de andar, pedalar e fazer atividades físicas.

Assessoria

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.