Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Coração do São Francisco, Petrolina festeja mais um ano

publicado em 22 de Setembro / 2010 às 15:40 | Política

Em reunião plenária da Assembléia de Pernambuco semana passada, o deputado Geraldo Coelho (PTB) apresentou uma retrospectiva histórica, destacando, inclusive, a construção da Catedral, obra que deu origem à localidade. “Eram apenas três mil habitantes, mas o bispo Dom Malan aumentou o número de católicos, os quais contribuíram para a construção de um templo em estilo gótico que chamou a atenção de governadores, bispos e padres”, comentou. Esse fato, de acordo com o parlamentar, enfatiza, desde o início, o potencial do crescimento municipal. “Vejam como Petrolina já crescia naquela época, mesmo quando não existiam eletrificações nem estradas, e o transporte de mercadorias era feito pelos tropeiros”, completou.

O petebista ressaltou como elemento favorável às conquistas o investimento em educação. A localidade é, depois do Recife, a que contabiliza o maior número de cursos de nível Superior: Facape, Univasf, UPE, Uniesb e o Ifet (ex-Cefet). “A convergência de jovens, oriundos das mais diversas cidades do Vale do São Francisco para estudar nessas instituições é muito grande, fato que beneficia também o setor imobiliário, que cresce para atender à demanda por novas residências." Petrolina é, hoje, o 4º município mais desenvolvido, se comparado aos demais que integram Pernambuco. Em relação às localidade de todo o País, Petrolina está em 88º lugar. Considerada cidade polo, contabiliza 25 municípios que se incorporam à economia local, entre eles, alguns pernambucanos e outros pertencentes aos Estados da Bahia e do Piauí. Diariamente, a cidade recebe cinco boeings, no Aeroporto Senador Nilo Coelho, e, a cada semana, o maior cargueiro do mundo.

"O aniversário dessa cidade é mais um importante momento para celebrar conquistas obtidas por meio de investimentos e com a ajuda de muitos empresários, amigos e lideranças políticas, a exemplo do ex-governador Nilo Coelho. Quero cumprimentar o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio; o presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira; o diretor do Fórum de Petrolina e todos os 320 mil colaboradores que fazem a nossa Petrolina comemorar 115 anos”.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.