Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

UTI materna do HDM completa uma semana de funcionamento

publicado em 22 de Setembro / 2010 às 18:30 | Política

Uma semana depois de inaugurada, a UTI materna do Hospital Dom Malan - Gestão IMIP hospitalar contabiliza 14 atendimentos de mulheres em risco na gestação. A primeira paciente atendida chegou à unidade um dia depois da inauguração. A estudante Jaismara Ferreira Barbosa, de 17 anos, grávida de 4 meses, foi atendida com um quadro de pré-eclampsia (caracterizada principalmente por aumento da pressão arterial se constituindo numa séria complicação na gravidez podendo levar a gestante à morte). 

Jaismara foi atendida na UTI e permaneceu internada por quase uma semana. Recebeu alta hoje da unidade, mas foi encaminhada à enfermaria para continuar sob cuidados. “Fui muito bem acolhida, se não fosse essa UTI, não sei o que teria sido de mim”, relatou. Segundo o médico ginecologista que a atendeu, Robermilson Santana, o quadro da adolescente era considerado grave. “Ela estava coma pressão muito alta e com complicações hepáticas, mas conseguimos reverter a situação”, relatou.

Nesta quarta-feira, duas pacientes se encontravam internadas na UTI. O médico coordenador da unidade, Henrique Dória, revelou que 90% dos casos atendidos durante essa primeira semana, foram de gestantes com complicações em decorrência da alta pressão arterial. “Com o funcionamento da UTI temos conseguido prestar um melhor atendimento às pacientes com complicações na gestação”, disse. A UTI materna do HDM possui 10 leitos equipados com aparelhagem moderna e foi inaugurada no último dia 13.

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.