SAC DE JUAZEIRO: ATENDIMENTO VEXATÓRIO E DEGRADANTE.

25 de Apr / 2017 às 08h26 | Espaço do Leitor

Atualmente em Juazeiro para se ter acesso a primeira ou segunda via do documento de Identidade RG, precisa-se ir ao SAC, entrar na fila no dia anterior à noite ou na madrugada do mesmo dia. Nesta segunda, 24-04, fui uma das pessoas que acessaram essa fila. Como eu tinha o dia livre, deixei para ir às 6:00 da manhã. Cheguei lá às 6:30 e a fila estava já numerosa.

Fomos aos poucos entrando dentro do espaço do SAC. Até ai tudo correndo bem! Uma senhora loira (funcionária) muito educada e trabalhadeira para lá e para cá organizando tudo!

Porém após recebermos as senhas o tempo para de passar naquele local. Não sei quais os critérios que a Diretoria do SAC se utiliza para distribuir as senhas, mas hoje quem estava lá para tirar Carteira de Trabalho, recebeu a notícia na entrada que só tinha 15 senhas e os demais deveriam voltar no dia seguinte (boa parte da fila). Isso já é degradante, para o indivíduo que se encontra com pendências e com urgência para resolver.

Eu, peguei a senha para o RG, tendo chegado lá às 6:30h peguei a senha após o número 70... E aí começou o caos. Algumas vezes que precisei do SAC nunca vi aquele sistema não cair e ficar no mínimo meia hora fora do ar. Hoje não foi diferente sistema caiu! Funcionários para lá e para cá fora dos seus postos de trabalho.

Enfim, deu 11h e eu lá sem previsão de ter o documento. Mulheres com crianças, adultos todos tão fadigados pela longa espera. Um grande detalhe: naquele setor de RG não tem tela para chamar o número da senha do cidadão! Os atendentes chamam pelo nome de cada um (não há transparência e ficamos perdidos na ordem de chamada), acontecendo de ter pessoas que ali não estavam mais cedo, sendo atendidas na nossa frente. Como sabermos se não tem tela de senha?

Nesse sentido falta transparência e ética ali, não é Coordenação? Fui até um dos atendentes, pois todos ali se questionavam em qual atendimento estava naquele momento, às 12h. o atendente que eu me dirigi, me informou que estava no número 55, sentei e aguardei, em seguida foram chamadas três pessoas no atendimento e a minha vizinha do lado que era do número 56 sentada sem atendimento, provando para quem ali estava que não há ali nenhuma ordem no atendimento!!

Após esse horário, dois dos quatro atendentes saíram com bolsas, acredito que indo almoçar! Ficou apenas dois atendendo.

Dois pontos forte desse momento de espera: o SAC de Juazeiro não tem bebedouro para bebermos água. Um senhor veio a mim, para saber onde tomava seu remédio, queria um copo de água, me dirigi ao funcionário mais próximo e este me disse que só tinha água na cozinha dos funcionários. O segundo ponto é que o acesso ao primeiro andar do SAC é feito apenas por meio de escada! Não há rampas ali!

E para finalizar sair de lá as 13h da tarde! Pode isso? Para se ter acesso a um serviço ao cidadão, ter que passar a manhã inteira e o início da tarde? Eu tinha o dia livre, só me queixo da falta de respeito na ordem de chamadas e do cansaço de estar ali. Mas e quem trabalha, estuda e tem compromisso? Por que não pensarmos neles?

Por isso qualifico o atendimento ali como vexatório e humilhante! Por que apenas quinze senhas para Carteira de Trabalho? O SAC não funciona até as 15h?

Por que o atendimento nas Identidades é tão lento? Faltam profissionais? Falta compromisso dos que existem ali? Ou falta gestão no SAC?

Atenciosamente,

Sandra Quele dos Santos - Leitora.

OBS: Fica o espaço para esclarecimento da coordenação do SAC/Juazeiro.

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