Em Juazeiro, famílias são capacitadas para receber barreiros do Projeto Cisternas

16 de May / 2017 às 09h29 | Variadas

Nesse final de semana, cerca de 30 famílias da comunidade da Rocinha, em Juazeiro, participaram do curso de Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção de Alimentos (Sisma), com o objetivo de prepará-las para receberem barreiros em suas propriedades rurais. O Barreiro é uma tecnologia social de captação e armazenamento de água de chuva construído gratuitamente pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), através do Projeto Cisternas.

Durante o curso, os participantes foram orientados sobre como fazer o uso sustentável da água armazenada na produção de alimentos e discutiram temas como convivência produtiva com o semiárido, segurança alimentar e nutricional, gerenciamento de recursos hídricos e agroecologia. A capacitação busca preparar as famílias e as comunidades rurais para que elas possam desenvolver suas atividades agrícolas, pecuárias, adquirindo segurança alimentar e que possam também incrementar sua renda.

De acordo com o coordenador de campo do Projeto Cisternas, Mauro Macêdo, o curso SISMA é uma etapa fundamental para que a família receba o benefício. "Ao final do curso, o participante passa a ter um certificado que o torna apto a receber gratuitamente o benefício. Apenas em Juazeiro, já foram entregues 234 tecnologias através do projeto do Constesf, divididas entre cisternas para consumo humano, cisternas de produção e barreiros", informou.

Ascom Constesf

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.