Ouvintes de rádio em sintonia AM de Juazeiro e Petrolina lamentam a mudança e adaptação para FM

26 de Aug / 2017 às 16h00 | Variadas

Desde fevereiro, as primeiras emissoras de rádio AM começaram a migrar para a frequência modulada-FM. Representantes do Ministério das Comunicações explicam que o processo de migração das rádios AM para FM vai provocar a necessidade de adaptação também por parte dos ouvintes dessas rádios. A extinção do serviço de radiodifusão local por onda média, onde estão as emissoras AM, foi determinada pelo Decreto. O espectro de onda média regional e nacional continuará existindo, mas às emissoras locais foi dada a opção de migrar para a faixa FM. 

O artista plástico Iranildo Moura, conta presenciou a fundação das emissoras ams na região. Ele declara que é um apaixonado pela sintonia em Am. "Não compreendo esta medida. A questão é que  a política no Brasil em nome de uma falsa modernidade está matando a boa comunicação. O rádio FM  não vai atender o ouvinte das localidades distantes", aposta Iranildo dizendo que ouvir rádio nos aparelhos digitais é complexo para as pessoas de classe baixa. 

A idéia também é compartilhada pelo comerciante Edson Gama. "Na minha casa tenho quatro rádios. Amo ouvir notícias. No trabalho é desse jeito, ouvido colado no rádio, mas não ando muito animado não com essa ida das Ams para Fm. Toda adaptação é difícil", diz Edson. A mudança da frequem AM para sintonia em FM vai gerar a necessidade de que os ouvintes comprem um novo aparelho de rádio. Já para as emissoras o prazo é de cinco anos durante o qual elas poderão transmitir seu conteúdo tanto na faixa AM quanto na de FM.

O presidente executivo da Abert, Luís Roberto Antonik, explicou que, embora as ondas AM apresentem um grande alcance, possuem uma frequência muito baixa, o que as sujeita mais à interferência causada pelos equipamentos eletrônicos do mundo moderno. Além disso, a antena da rádio AM não consegue estar presente nos telefones móveis, por ser uma antena mais robusta. Ele ressaltou que, atualmente, 10% da audiência do rádio vêm de celulares e dispositivos móveis.

Segundo pesquisa da Abert, das 4.600 emissoras comerciais, 4.200 têm página na internet, mas apenas 1.400 emissoras possuem aplicativos nos dispositivos móveis.

Blog Redação-Ney Vital

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