Blog do Geraldo José - Imprimir Matéria

Racismo e xenofobia são crimes e não brincadeiras, afirma vereador sobre ataque a torcedora do Bahia

publicado em 30 de Agosto / 2017 às 14:30 | Charges

Uma imagem repugnante de racismo se espalhou por grupos de WhatsApp na última semana: uma montagem com a foto de duas torcedoras negras do Bahia acima de outra com cinco torcedoras brancas do Grêmio, com a legenda “Ainda tem gente que acha que time é tudo igual”. Edna Matos, a torcedora do Bahia que aparece ao lado da filha nas arquibancadas da Fonte Nova, tomou conhecimento do fato e denunciou o crime. Segundo ela, as torcedoras gremistas também foram vítimas de discriminação. “A montagem contém três preconceitos: racial, regional e o machismo.”

Edna Matos é diretora do Instituto Federal da Bahia, em Santo Antônio de Jesus (BA), torcedora do Esporte Clube Bahia, e sua filha, Dandara Zunduri Matos, mestranda em estudos africanos no Instituto Universitário de Lisboa,  tiveram a sua privacidade e direito à imagem violados. 

O vereador Hilton Coelho (PSOL) afirma que a Câmara Municipal de Salvador, através da Comissão da Reparação, deve se manifestar e exigir punições exemplares. "É fundamental que os dois clubes se manifestem, tanto o Esporte Clube Bahia quanto o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, e tomem medidas contra a discriminação racial tão presente no futebol", finalizou Hilton Coelho.

If-bahia Foto Ilustração

© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.