Zó pede celeridade à reforma do Departamento de Polícia Técnica de Juazeiro

02 de Sep / 2017 às 08h00 | Política

Em audiência com o Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia - SSP, Maurício Barbosa, quinta-feira (31), em Salvador, o deputado estadual Zó (PCdoB) pleiteia a reforma do Departamento de Polícia Técnica – DPT, do município de Juazeiro, em caráter de urgência, visando a otimização dos serviços prestados à população.De acordo com Zó, já existe um projeto em andamento para que o departamento seja transferido para a antiga cadeia pública de detenção em Juazeiro, proporcionando um atendimento de maior qualidade, com uma estrutura ampla para atender a demanda de Juazeiro e região.

"Vou tratar, vou correr atrás e vou lutar, e certamente conseguiremos melhorar as condições da atividade e atendimento em nosso Departamento de Polícia Técnica. Vamos fazer uma força-tarefa para que tenhamos em breve um retorno positivo", afirmou Zó.Atualmente a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Juazeiro-BA é responsável pelo atendimento de nove cidades (Juazeiro, Curaçá, Uauá, Sobradinho, Sento Sé, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, o departamento cobre uma área total de cerca de 58.865 km² e abrange uma população total de aproximadamente 513 mil pessoas.

Zó pontua que os trabalhos da Coordenadoria são importantes, pois são responsáveis por realizar as perícias: no local do crime contra a pessoa, no local de acidente de veículos, em local de ação violenta, físico descritivo em armas de fogo, identificação veicular, na constatação de drogas (maconha, cocaína e crack), além de atuar nas perícias médico-legais, odonto legais e a identificação civil, criminal e necropapiloscópica. 

"Acompanho o trabalho brilhante de todos que integram a Coordenadoria Regional do Departamento de Polícia Técnica, e sei também de suas necessidades para atender a demanda da região. É notório que ao longo dos anos aconteceu um aumento das solicitações de exames periciais, mas vamos reverter isso. Eu garanto!" relatou Zó. Segundo informações Coordenadoria Regional do Departamento de Polícia Técnica em 2008 o SIAP (Sistema de Registro de Perícias) registrou 3.963 laudos. Em 2016 esse número praticamente dobrou 6.552 laudos produzidos.

Ainda de acordo com a coordenadoria existe um grande número de perícias encaminhadas para Salvador pela CRPT, em virtude desses exames não serem realizados pela CRPT Juazeiro por falta de estrutura. Com a reforma pleiteada por Zó, isso não será mais um problema, pois o parlamentar assegura que "Não vamos mais permitir esse desconforto à população e muito menos que aconteça mais prejuízos à investigação policial e consequentemente a segurança. Vou alinhar também com o Governador Rui Costa e os prefeitos da região".

Veja o vídeo:

ASCOM deputado estadual Zó (PCdoB)

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.