Com pouca chuva, três cidades baianas 'entram' para o semiárido

15 de Sep / 2017 às 06h25 | Variadas

A nova delimitação da região semiárida do Brasil foi formalizada no Diário Oficial da União (DOU), e inclui três cidades baianas: Cotegipe, Mansidão e Wanderley, no Oeste do estado. Pelos novos critérios estabelecidos, as cidades se juntam a outros 51 municípios brasileiros incluídos área climática caracterizada pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico. Os municípios, que são vizinhos, ficam a cerca de 800 km de Salvador. 

Os critérios de delimitação são revisados a cada 10 anos. Na classificação mundial do clima, o semiárido é aquele que apresenta precipitação de chuvas média entre 200 mm e 400 mm.

Os municípios incorporados à região semiárida têm prioridade no recebimento de incentivos fiscais do governo federal em frentes de estímulo ao desenvolvimento regional. Dentre elas, o acesso a investimentos para geração de emprego e renda, além de apoio em ações de combate à seca. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o semiárido concentra 50% dos mil piores IDHs do Brasil, apesar de reunir apenas 21% dos municípios do país.

“Os dados estão defasados e, além disso, atualmente a região vive a pior seca dos últimos anos. A decisão foi política”, explica. Assim, além da manutenção da formação vigente, houve a inclusão dos três municípios baianos, 15 cidades do Ceará e mais 36 do Piauí.

Sudene

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.