Zó promove Audiência pública sobre a revitalização do Rio São Francisco na Assembleia Legislativa da Bahia

04 de Oct / 2017 às 06h00 | Política

Em prol do Rio São Francisco os deputados estaduais da Bahia Zó (PCdoB) e Fábio Souto (DEM) promoveram uma audiência pública trazendo ações importantes para obter a revitalização imediata do Velho Chico. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (2), através da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Zó considera que é preciso mais do que nunca se preocupar com as feridas que fizeram ao Velho Chico ao longo dos anos. A cicatrização depende de muito investimento, planejamento, boa vontade, dedicação e respeito ao rio que já fez muito pelo Brasil.

"O rio desde a década de 80 apresenta sinais de que estava doente, precisando da nossa atenção, e de que precisava de tratamento. Tristemente até hoje nenhum presidente da República se preocupou em salvar o rio, fundamental para o país. Por isso, luto o máximo que posso para reverter essa situação lastimável, principalmente com a transposição e a situação de seca que ele enfrenta", lamentou Zó.

O país investiu bilhões nas obras de transposição do São Francisco, mas pouco se fez para sua revitalização. O dinheiro liberado para a revitalização foi mal aplicado. Atitudes como estas, comprometem ainda mais a falta d'água.

"Me preocupo com a possível morte do Velho Chico, com a falta de cuidado com a terra e com a água. A prova de que o rio está doente é a atual situação de erosão e o assoreamento. A mineração é um outro fator que prejudica muito, pelos buracos imensos na terra. Sem falar da poluição através de lixo, esgoto e agrotóxicos lançados no rio", alertou Zó.

Na audiência Zó declara sua satisfação "Consolidamos hoje a união da Bahia e Pernambuco. Vamos organizar a partir de agora uma comissão mista entre as duas assembleias para conscientizarmos as outras, assim como, os deputados federais e senadores para obter emendas que financie esse investimento para o bem do Brasil. É preciso buscar a recuperação de um rio que está quase morto, clamando por socorro. É uma tragédia anunciada!50% dos afluentes já estão sem água e precisamos revitalizar este rio que é o pulmão de todos os afluentes".

O evento contou com as presenças de representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos(Inema), do presidente da Comissão de Meio Ambiente de Pernambuco, o deputado estadual Zé Maurício (PP), do coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Rios, deputado estadual Odacy Amorim (PT), a prefeita de Sento Sé Ana Passos (PSD), os eletricitários da Chesf, da comitiva em defesa do rio Itapicuru e demais autoridades.

Ascom Dep. Estadual Zó

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.