Música Boato Ribeirinho foi um dos destaques no encontro que definiu o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco na agenda 2030

15 de Dec / 2017 às 14h00 | Variadas

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou a XXXIII Plenária Ordinária, em Paulo Afonso. Na oportunidade foi apresentada as conquistas das Câmaras Consultivas Regionais (CCRs) Submédio e Baixo São Francisco. A programação aconteceu no dia 08 de dezembro e foi iniciada com a apresentação do coordenador da CCR Submédio, Julianeli Tolentino, que mostrou um vídeo composto por uma canção de Wilson Duarte, Nilton Freitas e Wilson Freitas,, “Boato Ribeirinho”. 

O professor João Gnadlinger, assessor do eixo Clima e Água do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), trouxe as peculiaridades sobre a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e apresentou a nota sobre os cortes no programa de 1 milhão de Cisternas, que objetiva reduzir a seca no semiárido e destina-se a irrigação de pequenas agriculturas e criação de animais. 

Foi informado que o CBHSF conquistou um espaço na Agenda 2030, que representa a Declaração Global de Interdependência. Ela representa um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17  ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

“Trazer a agenda ambiental para ser discutida neste nível, de forma didática, nos enche de muita satisfação e nos motiva a estarmos juntos. É fato, avançamos muito, sobretudo em uma agenda social, nosso desafio é avançarmos na agenda ambiental, em um âmbito global. Precisamos alinhar a agenda nacional ao trabalho do CBHSF. Não saímos com os compromissos que queríamos no RIO + 20, mas alinharmos nosso olhar local as estratégias nacionais é o que poderíamos ter de mais precioso neste momento”, comentou Larissa Rosa representante do Ministério do Meio Ambiente.

CBHSC- Fotos: divulgação

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.