Curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol superou expectativas em Juazeiro

23 de Jan / 2018 às 08h30 | Esporte

"Começamos o ano de 2018 com o pé direito". Dessa forma, o secretário Sérgio Fernandes, titular da pasta de Cultura, Turismo e Esporte da Prefeitura Municipal de Juazeiro-BA, se expressou para sintetizar o seu pensamento quanto à realização do curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol durante dois dias – sexta 19 e sábado 20 – no auditório da APLB/Sindicato.

"O conhecimento é um valor que ninguém nos tira e vale para a vida toda. E é por isso que a gestão do prefeito Paulo Bomfim acredita na transformação social através da educação". Sobre a temática do curso, Fernandes não poupou elogios: "Os temas abordados durante o evento contribuíram e muito para a qualificação dos agentes envolvidos na gestão esportiva, seja preenchendo lacunas ou enriquecendo ainda mais o nosso conhecimento".

Entre os participantes, a boa aceitação e o elogio à iniciativa da Prefeitura, através da Seculte, de trazer o curso para Juazeiro. "Saio daqui valorizado e tenho certeza de que deixara um grande legado. Por vezes pensamos que sabemos tudo, mas de fato o conhecimento é ilimitado e sempre temos algo novo a aprender" – confessou Romilton da Silva, presidente do Clube Social Barro Vermelho, filiado à Liga Desportiva Juazeirense.

O curso é pioneiro no Brasil e surgiu de uma iniciativa da Superintendência do Desporto do Estado da Bahia/Sudesb, que ganhou a aprovação e o financiamento do Ministério do Esporte. Logo vieram os apoios da Federação Bahiana de Futebol/FBF, da Federação Baiana de Desporto de Participação /FBDP e chegou a Juazeiro através da Prefeitura Municipal, após percorrer os 27 territórios do Estado.

Além do secretário Sérgio Fernandes, a etapa local foi prestigiada por figuras exponenciais do esporte baiano, entre as quais o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado; Sinval Vieira, coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb; Luiz Machado, presidente da FBDP; o superintendente de Esportes da Prefeitura de Juazeiro, Gilberto Pacheco; e os deputados estaduais Roberto Carlos e Zó.

Com temas identificados com a organização e a prática esportiva, o público presente – segundo maior entre as 23 edições realizadas – participou ativamente das palestras e clínicas apresentadas ao longo do curso. Manfredo Lessa, vice-presidente da FBF, falou sobre o Direito Esportivo, abordando Estatuto do Torcedor, Lei do Passe e Direito Federativo e de Imagem.

Também dirigente da FBF, Marco Costa discorreu sobre o Marketing Esportivo, ferramenta importante na busca de recurso e consolidação das marcas dos clubes, ligas e federações. O representante da FBDP, professor Enrique Caldas, ensinou como elaborar e gerir projetos, mostrando os elementos essenciais na criação de demandas nessa área. Funcionou como facilitador o Wilton Brandão, da Sudesb.

Já a professora Claudia Pedral explorou um tema pouco valorizado no meio esportivo, que são as Relações Interpessoais e Ética na relação entre dirigentes, atletas, imprensa, público, arbitragem e empresários.

Mediada pelo coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb, Sinval Vieira, uma palestra, no entanto, atraiu a atenção dos participantes. Escalado para falar de Formação de Equipes e Gestão, Escolinhas de Futebol e Trabalhos com fundamentos, o ex-jogador Beijoca provocou risos e lágrimas durante sua apresentação, ao relembrar casos pitorescos e às vezes trágicos, onde ele, proposital ou involuntariamente, se transformou no grande protagonista.

E não foram poucas as histórias desse artilheiro que em 21 anos de carreira como jogador conquistou 16 títulos oficiais e fez mais de 400 gols, em suas contas.

Seu depoimento encorajou ex-jogadores locais como Janilson, Wagner, Dedé, Nixon, Yê-Yê, Nonato, entre outros, a relatar episódios marcantes em suas trajetórias nos campos e nos bastidores do futebol. No encerramento, os participantes receberam certificados e material educativo sobre os temas abordados.

Ascom/PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.