Seminário Patativa do Assaré festejou os 109 anos do poeta

07 de Mar / 2018 às 10h30 | Variadas

O XIV Seminário  Patativa do Assaré em Arte e Cultura, evento que homenageou os 109 anos do Poeta Patativa do Assaré, realizado entre os dias 03 e 06 de março, buscou a valorização da história de Patativa, bem como dar sustentabilidade ao memorial, aos espaços que detêm sua trajetória de vida dentro do município de Assaré, Ceará, além de destacar a literatura criada a partir de seus poemas, sua relação com o campo e as lutas de classe apresentadas.

O evento foi realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), pelo Sistema Social do Comércio (Sesc), e pela Prefeitura de Assaré, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, e conta com o apoio da Fundação Memorial Patativa do Assaré e da Casa Grande Patrimônio da Chapada do Araripe.

Surgido em 2004, em Assaré, município do Crato, Ceará, o Patativa do Assaré em Arte e Cultura foi uma aspiração dos jovens daquela localidade, que acompanharam a trajetória do Poeta e criaram um Memorial em sua homenagem. Em 2018, o evento chegou a sua 14ª Edição trazendo Contações de Histórias, Cortejo da Tradição, Abertura da Exposição "Casa de Gino", Feira de Artesanato e Gastronomia, Exibição do Filme Patativa do Assaré, de Rosemberg Cariry, além do Encontro de Sanfoneiros de Assaré, do Seminário sobre Patrimônio e Memória, de Mesas Redondas sobre a Vida e Obra de Patativa do Assaré, Lançamento de Cordéis, Festival de Violas e Violeiros e muito mais.

Em 5 de março, Patativa do Assaré completaria 109 anos de vida. Foi um dos maiores poetas populares do Brasil, além de compositor, cantor e repentista, trazendo uma linguagem simples, porém poética, que retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão. Destacou-se em nível nacional com a música "Triste Partida", no ano de 1964, uma toada de retirantes, gravada por Luiz Gonzaga, o rei do baião. Patativa, ainda em vida, teve alguns de seus livros, traduzidos para vários idiomas, sendo tema de estudos na Sorbonne, na cadeira de Literatura Popular Universal.

A atividade busca dar visibilidade no sentido reconhecimento e valorização e difusão de um dos principais poetas do Brasil. O Seminário discutiu a vida e a obra de Patativa, sua trajetória de vida e relação com a literatura, sua relação com o campo, as lutas de classe, bem como promover os espaços de memória em Assaré, em relação ao patrimônio cultural com foco no Patativa do Assaré, a Casa, o Memorial, a Casa do Sítio, o que são os espaços e também outros locais que podem trabalhar e preservar a memória do poeta pelo Brasil, e que permeiam a literatura como patrimônio cultural brasileiro.

Redação blog

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.