Prefeitura de Sobradinho investe em mobilidade urbana

07 de Mar / 2018 às 16h54 | Variadas

A Prefeitura de Sobradinho, em parceria com o Ministério das Cidades, desenvolveu no município, o programa intitulado" Bicicleta Brasil", que tem como objetivo implementar sistemas cicloviários e ações que garantam a segurança de ciclistas. O programa incentiva a política de mobilidade urbana e é dirigido as cidades com mais de 20 mil habitantes, conforme a Política Nacional de Mobilidade Urbana (lei 12.587/2012).

A gestão municipal em Sobradinho elaborou o seu projeto de mobilidade urbana e obteve a aprovação do Governo Federal, que liberou um repasse de 470 mil reais, contando com uma contrapartida do município no valor de mais de 33 mil reais. Inaugurada na ocasião do aniversário da cidade, no dia 24 de fevereiro, com a presença do Governador Rui Costa, a ciclovia da Avenida Paulo Afonso, na Vila São Francisco, mudou a paisagem local tornando-se mais agradável e convidativa para os passeios ciclísticos, a prática do esporte e possibilitou maior mobilidade para os moradores que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

A secretária de Planejamento Urbano Erika Bezerra, ressaltou que a obra atende a três importantes conceitos urbanos: mobilidade, segurança e paisagismo. "Tanto pedestres e ciclistas, quanto motoristas transitam com segurança no local. A ciclovia tem a extensão de 1,2km e recebeu também paisagismo com gramado em toda a sua extensão. Vale destacar que foi construído um passeio público paralelo à ciclovia, com recursos próprios para facilitar a mobilidade dos pedestres," informou a secretária.

O ciclista Hélder Renato Cardoso comemora a conquista e ressalta a importância da ciclovia para a mobilidade urbana do município. "A construção dessa ciclovia veio para estimular a prática de esportes, como também veio facilitar a mobilidade de muitos trabalhadores que transitam por essa via de bicicleta. O maior desafio neste momento é as pessoas entenderem que essa via é exclusiva para ciclistas e que o passeio construído ao lado, é exclusivo para pedestres. Portanto, quando todos estiverem conscientes disso o trânsito entre pedestres e ciclistas vai melhorar," orientou Hélder Renato.

Ascom PMS

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.